Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de tétano

Fundamentação/Introdução

Síndrome neurológica causada pela contaminação por meio de uma neurotoxina elaborada pelo Clostridium tetani, que leva a hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, causando contrações espasmódicas. Considerado grave problema de saúde pública, apesar de ser uma doença que pode ser prevenida por meio de profilaxia com vacinação. Hoje apesar de todo progresso terapêutico, é uma doença de alta letalidade e os óbitos ocorrem mais frequentemente nos quatros primeiros dias. Estima-se que há cerca de 50.000 casos de tétanos, por ano, em todo mundo e que essa incidência está relacionada à ausência de imunização. A principal característica dessa doença são as contrações espásticas que ocorrem devido à contaminação da tetanopasmina. Os principais sintomas do tétano são: trismo, disfagia, hipertonia da musculatura facial da mímica, repuxamento das narinas e da comissura labial comprometimento da musculatura cervical e alterações respiratórias.

Objetivos

Por meio deste estudo ressaltamos a importância da coleta da anamnese e história epidemiológica de algumas doenças que podem ser prevenidas com uma atenção primária eficiente.

Delineamento e Métodos

Compreende um relato de caso que ocorreu num serviço de emergência do estado de São Paulo, onde passou por investigações através de anamnese, história epidemiológica, exames laboratoriais e de imagem.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Na admissão, paciente apresentava quadro de febre associado a rigidez em coluna lombar e cervical há aproximadamente um dia. Possuía história prévia de ferimento corto-contuso com prego há 4 dias do início da sintomatologia e história vacinal não conhecida. Durante a internação, evolui com piora do estado geral, parada cardiorrespiratória e necessidade de intubação orotraqueal. Após medidas de reanimação cardiopulmonar, paciente mantinha mesmo sob sedação movimentação tônica involuntária. Evoluiu durante a internação com trismo, opistótono e foi introduzido penicilina cristalina. Foi encaminhado ao serviço de referência após tratamento inicial, onde evoluiu a óbito dois meses após o diagnóstico.

Conclusões/Considerações Finais

O caso apresentado traz à luz a importância da atenção primária na prevenção desta doença de alta letalidade, cuja incidência vem diminuindo ao longo dos anos porém alguns casos ainda podem ser encontrados.

Palavras-chave

Tétano

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral de Carapicuíba - São Paulo - Brasil

Autores

Juliana Costa Corrêa, Larissa Gonçalves Silva Carvalho, Ana Carolina Lima Resende, Rodrigo Mincis, Paula Izabela Assis Passos