Prevalência de cada critério do CURB-65 em pacientes admitidos com diagnóstico inicial de pneumonia adquirida na comunidade em hospital do interior do Ceará
Introdução/fundamentos: Pneumonias são doenças inflamatórias agudas de causa infecciosa que acometem os espaços aéreos. A pneumonia adquirida na comunidade(PAC) se refere à doença adquirida fora do ambiente hospitalar ou de unidades especiais de atenção à saúde ou, ainda, que se manifesta em até 48 h da admissão à unidade assistencial. Sugerido pela Sociedade torácica britânica, existe um escore que baseia-se em variáveis representativas da doença aguda na PAC: confusão mental(escore≤8 no teste mental abreviado), ureia>50 mg/dL, frequência respiratória(FR)≥30ipm(incursões por minuto), pressão arterial sistólica<90 mmHg e/ou pressão arterial diastólica≤60 mmHg, e idade ≥ 65 anos. Esse escore é o CURB-65.
Objetivos: Observar a porcentagem de cada critério do CURB-65 de forma isolada dentre uma amostra randomizada de pacientes internados com PAC a fim de esclarecer a prevalência e conhecer o perfil destes paciente no município de Sobral.
Delineamento/Métodos: Foi realizada uma análise quantitativa e retrospectiva realizada através do estudo de 62 prontuários de pacientes adultos escolhidos aleatoriamente que deram entrada num hospital do município de Sobral com diagnóstico de PAC entre 01/11/2014 e 31/03/2015. Tais prontuários foram resgatados do serviço de arquivo médico e estatística(SAME) mediante autorização da diretoria técnica. Foram preenchidos formulários a fim de coletar informações objetivas, no caso: nome, idade, gênero, data e diagnóstico na admissão, classificação de risco e diagnóstico ao término da internação, além dos critérios do CURB-65. Os dados foram explorados inicialmente de forma manual e em seguida foram construídos por meio do programa Excel.
Resultados: Obtiveram-se os seguintes resultados dentre os pacientes: 74,2% com idade≥65 anos; 61,3% apresentando confusão mental; 84% com Uréia≥50; 42,9% com FR≥30ipm e 36,7% com PAS<90 e/ou PAD≤60mmHG. Obteve-se ainda uma mortalidade geral de 67,7%.
Conclusões/considerações finais: Observa-se que a maioria da amostra é de idosos≥65 anos, apresentam confusão mental, ureia aumentada(≥50) e, uma menor parte, apresentou FR≥30 e PAS<90 e/ou PAD≤60mmHG. Além disso, observa-se que a prevalência de todos os critérios isolados do CURB-65 é diretamente proporcional à taxa de mortalidade. Em suma, conhecer o perfil do paciente internado com PAC é de fundamental importância médica a fim traçar estratégias a fim de diminuir o impacto desta doença de elevada morbimortalidade.
CURB-65, pneumonia, PAC.
Clínica Médica
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Sarah Gracielly Sena Sousa, Alana Osterno Moreira Linhares, Ana Raquel Ferreira Azevedo, Plutarco Inácio Parente, Tersandro Aurélio Leal