AVALIAÇÃO DE SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE
A presença de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em pacientes com sobrepeso e obesidade tem implicações clínicas, incluindo a dificuldade com habilidades comportamentais de gestão de peso, tais como a auto-monitorização, planejamento da refeição, aderir nutrição e atividade física(3).
Verificar a prevalência de sobrepeso e obesidade em pacientes pediátricos com o diagnóstico de TDAH atendidos e acompanhados no ambulatório materno infantil (AMI) da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Foi realizado um estudo transversal e retrospectivo através da análise de prontuários médicos.
Foram obtidos os dados de peso, estatura e índice de massa corporal de todos os pacientes com idades entre 6 e 18 anos de idade, acompanhados no AMI com o diagnóstico de TDAH. Os dados antropométricos foram obtidos antes do início de qualquer tratamento medicamentoso.
Os dados de índice de massa corporal foram comparados com tabelas da organização mundial de saúde sendo os pacientes classificados em baixo peso, peso normal, sobrepeso e obesidade.
Foram analisados 157 prontuários, destes 117 do sexo masculino e 40 do sexo feminino. Em nosso estudo, foi encontrada uma prevalência de sobrepeso de 5% na população feminina e de 13% na população masculina. Além disso, foi encontrada uma prevalência de 33 a 35% (meninas e meninos respectivamente) de obesidade na população estudada com TDAH.
Especula-se que a impulsividade, um dos sintomas centrais do TDAH, seja um importante fator relacionado a obesidade uma vez que torna praticamente impossível a escolha de uma dieta mais consciente e regrada por parte da criança. Além disso, o TDAH dificulta a aderência disciplinada a dietas.
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Índice de Massa Corporal
Clínica Médica
Paula Souza Gomes, Tiele Almeida Mattjie, Maridiane Tormem, Renata Villas Boas Tosato, Jaime Lin