Comparação entre os testes histopatológico e urease para pesquisa de Helicobacter pylori em pacientes portadores de lesão de mucosa gástrica.
O Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria gram-negativa que coloniza a mucosa gástrica e as microvilosidades das células epiteliais, favorecendo sua destruição e consequentemente o desenvolvimento de gastrites, úlcera gastroduodenal e câncer gástrico. Pode ser diagnosticado pela busca direta ou indireta, sendo mais utilizados os métodos invasivos, como o histológico e o teste de urease.
Avaliar e comparar a acurácia dos testes diagnósticos de urease e histopatológico de H. pylori, a fim de determinar sua equivalência ou definir um como padrão-ouro.
Estudo do tipo retrospectivo e comparativo, com dados obtidos pela análise de 490 prontuários do Hospital e Maternidade Marieta Konder Borhausen de Itajaí e da clínica Patologia Humana Diagnóstica de Balneário Camboriú. O estudo incluiu os pacientes que realizaram endoscopia digestiva alta (EDA) e foram submetidos simultaneamente aos testes histopatológico e de urease para a pesquisa de H. pylori, entre os dias 25 de março de 2013 e 17 de abril de 2015. Foram excluídos do estudo pacientes que realizaram apenas um dos métodos diagnósticos ou que o fizeram fora deste período. Além da análise descritiva, foi aplicado o teste de acurácia e de sensibilidade, comparando os dois testes diagnósticos de H. pylori. Houve aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) com parecer favorável de número 1.136.854.
Entre os 490 pacientes, 53% são do sexo feminino. Totalizou-se 216 pacientes infectados, sendo 51,85% do sexo masculino. O histopatológico teve 167 resultados positivos e o teste de urease teve 184. No entanto, apenas 135 (27,55%) tiveram resultados positivos para ambos os métodos diagnósticos. Os resultados dos dois testes foram negativos em 55,91%. A sensibilidade do teste histopatológico é de 80,84% se adotado o teste de urease como padrão-ouro. Se adotado o teste histopatológico como padrão-ouro, o teste de urease tem sensibilidade de 73,87%. Quando ambos os testes são utilizados para realizar o diagnóstico, a acurácia é de 83,47%.
Os testes diagnósticos para pesquisa de H. pylori não possuíram um alto valor de sensibilidade, portanto nenhum deles deve ser tomado como padrão-ouro. A acurácia dos dois métodos realizados juntos é de 83,47%, o que sugere a utilização em conjunto dos testes para um diagnóstico mais fidedigno.
Helicobacter pylori, urease, histologia.
Clínica Médica
Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil
Tatiana Coutinho dos Santos, Henrique de Almeida Friedrich, Jonatan Francisco Alves, Alberto Andrade Thurow, Joel Antônio Bernhardt