Nível de conhecimento sobre a Nefropatia Diabética da população atendida pelo Hiperdia nas Unidades Básicas de Saúde de Araguaína-TO.
A nefropatia diabética (ND) é uma importante complicação crônica que acomete cerca de 35% dos pacientes diabéticos no Brasil. Além disso, representa 27% dos casos de novas admissões no tratamento dialítico e está associada ao aumento da mortalidade no país, ressaltando a importância da avaliação e do conhecimento da população acerca da ND.
Avaliar o nível de conhecimento sobre a ND da população de hipertensos e diabéticos atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Araguaína-TO, considerando os dados epidemiológicos e gerais sobre a doença, como conceito, sintomas e complicações.
Trata-se de um estudo transversal de natureza descritiva e prospectiva, desenvolvido em três Estratégias de Saúde da Família do município de Araguaína –TO, sendo essas escolhidas de forma aleatória. Foi feita a aplicação de questionários objetivos com os pacientes do programa Hiperdia do Sistema Único de Saúde mediante assinatura do TCLE. Os dados foram coletados em entrevistas individuais e tabulados em planilha eletrônica no Excel (Versão 2010), onde foram obtidas variáveis estatísticas e frequências para a análise descritiva.
O estudo foi desenvolvido com 60 pacientes, desses 73% eram do sexo feminino, 60% não tinham ensino médio completo e 63% tinham renda de até 1 salário mínimo. Com relação as entrevistas realizadas, 65,5% dos entrevistados sabem que o diabetes mellitus (DM) pode comprometer os rins, no entanto apenas 25% destes especificaram a perda da função renal; 72,4% nunca foram informados sobre as complicações renais causadas pelo DM e 61% compreendem que mantendo a glicemia dentro da normalidade pode-se evitar problemas nos rins. Em relação a hemodiálise 65,5% têm conhecimento de sua função, porém 52,5% sabem que o DM pode levar ao tratamento dialítico. Dos sinais decorrentes da ND 70,2% dos entrevistados não têm conhecimento, sendo que apenas 21% reconhecem o edema como um dos sinais.
A análise de conteúdos revelou que nem todos os portadores de DM e hipertensão estão corretamente orientados sobre a ND, seus sintomas e possíveis complicações. Assim, é de fundamental importância avaliar o nível de conhecimento da população relacionado aos dados epidemiológicos a fim de que sejam realizadas estratégias com objetivo de implementar medidas mais eficazes de conscientização e controle da doença.
Nefropatia Diabética; Conhecimento; diabetes melitus
Clínica Médica
Rachel Carvalho Coelho, Deborah Macêdo Rigoni Prandini, Jainara Varjão Amaral Bonfim, Josue Moura Telles, Marco Corrêa Galvão