Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Perfil de Internação Hospitalar Comparativo entre Idosos e Adultos Jovens em Município do Interior do Amazonas: um estudo descritivo

Fundamentação/Introdução

As prevalências de doenças crônicas aumentam progressivamente com a idade. Em geral há presença de mais de uma delas potencializando o risco de descompensações agudas e internações. Consequentemente, há um aumento progressivo da taxa de internação entre idosos, cujas principais causas, no Brasil, são doenças cardiovasculares, respiratórias e digestivas, segundo o DATASUS. Nesse cenário, a perda de funcionalidade, estimada entre 34 e 50% durante o período de hospitalização, é fator de grande preocupação. No interior do Amazonas, pela dificuldade de acesso à saúde, existe escassez de dados para planejamento de medidas específicas a esta população, a fim de prevenir internações e minimizar seus impactos na saúde.

Objetivos

Caracterizar perfil de internações hospitalares da população idosa de Coari nos anos de 2012-2014. Comparar taxa e causas de internação de idosos à população adulta.

Delineamento e Métodos

Fez-se um estudo descritivo transversal observacional, utilizando a base de dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH-SUS). Utilizou-se dados de hospitalização entre o período de janeiro de 2012 a janeiro de 2014 na faixa etária de 20-59 anos e maiores de 60 anos e a estimativa populacional de acordo com dados do IBGE. Foram excluídos do estudo internações por razões obstétricas e afecções geradas em período perinatal.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Indivíduos com mais de 60 anos, representaram 672 internações. As principais causas nesse grupo foram doenças respiratórias (172; 25,6%), doenças endócrinas (111; 16,5%) e doenças digestivas (88; 13%). O sexo masculino representou a maioria dos casos, 394 (58,6%), bem como o maior número de internados por doenças respiratórias, 102 (59,3%). A maior prevalência de hospitalizações entre idosos foi na faixa de 70 a 79 anos, com 269 casos (40%). Comparando-se as causas de internação, houve 1.312 internações de adultos jovens. Nesse grupo, doenças digestivas (303; 23,1%), doenças do aparelho geniturinário (266; 20,3%) e categoria causas externas (215; 16,4%), foram as causas mais frequentes. A taxa de internação de idosos foi de 16,52%, enquanto de adultos jovens, 3,73%.

Conclusões/Considerações Finais

Foi verificada diferença significativa de causas principais e taxa de internação entre idosos e adultos jovens. Sendo a maior taxa de internação do grupo com idade mais avançada. Dessa forma, torna-se importante o direcionamento de políticas de saúde voltadas à diminuição do número de internações conforme o perfil de causas, possibilitando um menor declínio funcional e incapacidades nesta população.

Palavras-chave

Coari; internação; idosos; declínio funcional; Amazonas

Área

Clínica Médica

Instituições

UFAM - Amazonas - Brasil

Autores

Karoline Rodrigues da Silva, Irma Csasznik