Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERSISTÊNCIA DA ARTÉRIA CIÁTICA BILATERAL COMPLICADA COM ANEURISMA TROMBOSADO UNILATERAL

Fundamentação/Introdução

A artéria ciática persistente (ACP) é uma anomalia rara, com prevalência de 0,05%. Embora muitos desses pacientes sejam assintomáticos, sua presença pode predispor a graves complicações vasculares e constitui uma ameaça para a viabilidade dos membros inferiores. A arteriografia com subtração digital é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico dessa doença. O tratamento ideal deve ser individualizado conforme o paciente, não havendo consenso estabelecido na literatura.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi descrever o caso de uma paciente com ACP bilateralmente associada a aneurisma unilateral.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um estudo retrospectivo de uma paciente portadora de Artéria ciática persistente. Após a aceitação da paciente em participar desde relato de caso, bem como a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi utilizado o respectivo prontuário hospitalar de acordo com os aspectos éticos da instituição responsável.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente do sexo feminino, 81 anos, apresentou quadro agudo com sinais e sintomas de isquemia em pododáctilos do membro inferior esquerdo e claudicação em membro inferior direito. Submetida à angiografia digital constatou-se a persistência bilateral da artéria ciática com dilatação aneurismática trombosada da ACP em região glútea esquerda. A paciente foi submetida ao tratamento endovascular através da inserção de endoprótese de politetrafluoretileno, evoluindo com boa perfusão distal e ausência de dor no membro esquerdo, dispensando o tratamento cirúrgico.

Conclusões/Considerações Finais

Relatamos um caso típico de ACP bilateralmente com aneurisma trombosado unilateral com evolução favorável através da terapia endovascular. Apesar da complexidade desses casos, acredita-se que esse tipo de intervenção seja alternativa viável para o tratamento cirúrgico padrão de vasculopatias em casos de artéria ciática persistente.

Palavras-chave

Persistência da artéria ciática, aneurisma, isquemia, terapêutica endovascular.

Área

Clínica Médica

Instituições

FAG - Paraná - Brasil

Autores

Rodolfo Girelli Neto, Thaís Teodoro de Oliveira, José Roberto Leonel Ferreira, Wei Chih Chiu , Alex Júnior Schäfer