PERSISTÊNCIA DA ARTÉRIA CIÁTICA BILATERAL COMPLICADA COM ANEURISMA TROMBOSADO UNILATERAL
A artéria ciática persistente (ACP) é uma anomalia rara, com prevalência de 0,05%. Embora muitos desses pacientes sejam assintomáticos, sua presença pode predispor a graves complicações vasculares e constitui uma ameaça para a viabilidade dos membros inferiores. A arteriografia com subtração digital é considerada o padrão-ouro para o diagnóstico dessa doença. O tratamento ideal deve ser individualizado conforme o paciente, não havendo consenso estabelecido na literatura.
O objetivo deste estudo foi descrever o caso de uma paciente com ACP bilateralmente associada a aneurisma unilateral.
Foi realizado um estudo retrospectivo de uma paciente portadora de Artéria ciática persistente. Após a aceitação da paciente em participar desde relato de caso, bem como a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi utilizado o respectivo prontuário hospitalar de acordo com os aspectos éticos da instituição responsável.
Paciente do sexo feminino, 81 anos, apresentou quadro agudo com sinais e sintomas de isquemia em pododáctilos do membro inferior esquerdo e claudicação em membro inferior direito. Submetida à angiografia digital constatou-se a persistência bilateral da artéria ciática com dilatação aneurismática trombosada da ACP em região glútea esquerda. A paciente foi submetida ao tratamento endovascular através da inserção de endoprótese de politetrafluoretileno, evoluindo com boa perfusão distal e ausência de dor no membro esquerdo, dispensando o tratamento cirúrgico.
Relatamos um caso típico de ACP bilateralmente com aneurisma trombosado unilateral com evolução favorável através da terapia endovascular. Apesar da complexidade desses casos, acredita-se que esse tipo de intervenção seja alternativa viável para o tratamento cirúrgico padrão de vasculopatias em casos de artéria ciática persistente.
Persistência da artéria ciática, aneurisma, isquemia, terapêutica endovascular.
Clínica Médica
FAG - Paraná - Brasil
Rodolfo Girelli Neto, Thaís Teodoro de Oliveira, José Roberto Leonel Ferreira, Wei Chih Chiu , Alex Júnior Schäfer