Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Fournier no sexo feminino: Um relato de caso

Fundamentação/Introdução

Síndrome de Fournier (SF) é uma infecção polimicrobiana sinérgica, causada por bactérias aeróbias e anaeróbias que determinam uma fasceíte necrotizante com acometimento da região perianal, genital e perineal. A causa do processo infeccioso está relacionada a endarterite obliterante que causa trombose vascular cutânea e subcutânea com necrose dos tecidos da região acometida. Ocorre principalmente em homens (10:1), afetando todas as faixas etárias (média 50 anos). O diagnóstico é basicamente clínico, reforçado por exames laboratoriais e de imagem, assim como os próprios achados cirúrgicos. O tratamento consiste na correção imediata dos distúrbios hidroeletrolíticos, acidobásicos e hemodinâmicos, além de antibioticoterapia de amplo espectro e desbridamento cirúrgico de emergência.

Objetivos

Descrever um caso de SF em mulher de 39 anos portadora de Diabetes Melitus insulinodependente em tratamento irregular, além de avaliar a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Delineamento e Métodos

Relato de caso e revisão da literatura.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente diabética, feminina, 39 anos, internada no dia 14/05/15, com história de lesão única do tipo furúnculo em nádega esquerda associada à febre não aferida com calafrios evoluindo com lesão ulcerada em hemivulva esquerda, sem áreas de necrose ou secreção, lesão ulcerada em períneo/ nádega esquerda sem evidência de secreção, porém com área de necrose em topografia de sacro superior. Foi iniciado antibioticoterapia, realizado desbridamento cirúrgico no dia 15/05/15 e colostomia devido à grande área perianal acometida no intuito de evitar infecção secundária. Segue internada, realizando curativos diários e antibioticoterapia com evolução significativa do quadro e previsão de alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar de incomum no sexo feminino, a SF deve ser sempre cogitada, especialmente em paciente diabéticos tratados irregularmente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado influenciam positivamente no prognóstico dos pacientes.

Palavras-chave

Síndrome de Fournier, infecção, necrose, diabetes.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas de Teresópolis - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ROMULO COSTA ALMEIDA LEPORAES, MARI DA GLORIA COSTA REIS MONTEIRO DE BARROS, JORDANA NAHAR PEREIRA, FLAVIA DE ABREU BOTELHO, PATRICIA DA SILVA BARBOSA