Pneumotorax Bilateral secundario a angiossarcoma de couro Cabeludo: Relato de Caso
O angiossarcoma é uma neoplasia maligna rara que acomete preferencialmente cabeça e pescoço ,mas podem ocorrer em qualquer local do corpo. O angiossarcoma de couro cabeludo é propenso a um padrão difuso de propagação clinicamente indetectável, tendo uma ressecção difícil e extensa. A média de idade é de 70 a 75 anos, com predominância no sexo masculino. O sítio mais comum de metástases é o pulmão. O pneumotórax é uma clássica apresentação nas metástases pulmonares de angiossarcomas de couro cabeludo. A média global de sobrevida após a descoberta das metástases é de 8 a 12 meses.
Relatar um caso de pneumotórax bilateral espontâneo recorrente e lesões pulmonares cavitadas secundários a angiosarcoma de couro cabeludo.
Relato de caso por meio de dados colhidos em prontuario.
Paciente AMS, sexo feminino, 48 anos, com queixa de dispnéia aos médios esforços e tosse seca há 1 mês, associada a perda de peso de 10 kg em 2 meses. Referiu nódulos eritematosos e pruriginosos em couro cabeludo, que atribuiu a uso de produto capilar. Durante internamento, evoluiu com piora da dispnéia. Tomografia de tórax demonstrou volumoso pneumotórax à esquerda e múltiplas lesões cavitadas esparsas aleatoriamente pelo parênquima pulmonar. Dois dias depois, evoluiu com pneumotórax à direita. Posteriormente realizou broncoscopia, sem alterações. Baciloscopias negativas. Após estudo mais detalhado da apresentação clínica da paciente, optou-se por realizar biópsia dos nódulos em couro cabeludo. O laudo histológico demonstrou angiosarcoma epitelióide. A paciente apresentou Insuficiência respiratória, evoluindo para óbito 2 meses após internamento.
O angiossarcoma e um tumor raro e de prognostico ruim.Na maioria das vezes seu diagnóstico é firmado quando já existem sintomas decorrentes das metástases, como dispnéia e dor osséa. No caso apresentado, a paciente é do sexo feminino e com média de idade mais baixa. A manifestação pulmonar decorrente das metástases foi o motivo que a levou a procurar atendimento ja que as lesões iniciais do angiossarcoma , principalmente em couro cabeludo, podem ser indetectáveis, o que costuma atrasar seu diagnostico. O uso recente de produto capilar também foi importante fator de confundimento. O diagnostico diferencial das lesões pulmonares inclui infecções fungicas (aspergilose, coccidioidomicose), sarcoidose, tuberculose, sendo essencial a realização do histopatológico da lesão para elucidação diagnostica.
angiossarcoma de couro cabeludo ; pneumotorax bilateral
Clínica Médica
THAYSA FERNANDA CARVALHO RODRIGUES, Pedro Alves Cruz, Weruska Meira de Amorim, Mayara Chiquito, Franscisco Jose Sousa Ataide