Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Pneumotorax Bilateral secundario a angiossarcoma de couro Cabeludo: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

O angiossarcoma é uma neoplasia maligna rara que acomete preferencialmente cabeça e pescoço ,mas podem ocorrer em qualquer local do corpo. O angiossarcoma de couro cabeludo é propenso a um padrão difuso de propagação clinicamente indetectável, tendo uma ressecção difícil e extensa. A média de idade é de 70 a 75 anos, com predominância no sexo masculino. O sítio mais comum de metástases é o pulmão. O pneumotórax é uma clássica apresentação nas metástases pulmonares de angiossarcomas de couro cabeludo. A média global de sobrevida após a descoberta das metástases é de 8 a 12 meses.

Objetivos

Relatar um caso de pneumotórax bilateral espontâneo recorrente e lesões pulmonares cavitadas secundários a angiosarcoma de couro cabeludo.

Delineamento e Métodos

Relato de caso por meio de dados colhidos em prontuario.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente AMS, sexo feminino, 48 anos, com queixa de dispnéia aos médios esforços e tosse seca há 1 mês, associada a perda de peso de 10 kg em 2 meses. Referiu nódulos eritematosos e pruriginosos em couro cabeludo, que atribuiu a uso de produto capilar. Durante internamento, evoluiu com piora da dispnéia. Tomografia de tórax demonstrou volumoso pneumotórax à esquerda e múltiplas lesões cavitadas esparsas aleatoriamente pelo parênquima pulmonar. Dois dias depois, evoluiu com pneumotórax à direita. Posteriormente realizou broncoscopia, sem alterações. Baciloscopias negativas. Após estudo mais detalhado da apresentação clínica da paciente, optou-se por realizar biópsia dos nódulos em couro cabeludo. O laudo histológico demonstrou angiosarcoma epitelióide. A paciente apresentou Insuficiência respiratória, evoluindo para óbito 2 meses após internamento.

Conclusões/Considerações Finais

O angiossarcoma e um tumor raro e de prognostico ruim.Na maioria das vezes seu diagnóstico é firmado quando já existem sintomas decorrentes das metástases, como dispnéia e dor osséa. No caso apresentado, a paciente é do sexo feminino e com média de idade mais baixa. A manifestação pulmonar decorrente das metástases foi o motivo que a levou a procurar atendimento ja que as lesões iniciais do angiossarcoma , principalmente em couro cabeludo, podem ser indetectáveis, o que costuma atrasar seu diagnostico. O uso recente de produto capilar também foi importante fator de confundimento. O diagnostico diferencial das lesões pulmonares inclui infecções fungicas (aspergilose, coccidioidomicose), sarcoidose, tuberculose, sendo essencial a realização do histopatológico da lesão para elucidação diagnostica.

Palavras-chave

angiossarcoma de couro cabeludo ; pneumotorax bilateral

Área

Clínica Médica

Autores

THAYSA FERNANDA CARVALHO RODRIGUES, Pedro Alves Cruz, Weruska Meira de Amorim, Mayara Chiquito, Franscisco Jose Sousa Ataide