Análise da oportunidade de aprendizado teórico dos acadêmicos de medicina no atendimento à parada cardiorrespiratória
A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma situação dramática responsável por elevada morbimortalidade mesmo em situações de atendimento satisfatório, o que motivou o desenvolvimento de diretrizes atualizadas periodicamente. Reconhecidas mundialmente, as diretrizes da American Heart Association (AHA) para ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE) se baseiam em um processo internacional de avaliação de evidências. Apesar da relevância do tema para os profissionais da saúde, existem poucos estudos que avaliam o conhecimento de RCP entre os acadêmicos de medicina.
Avaliar a oportunidade de aprendizado dos graduandos do curso de medicina nos campi de uma universidade federal no atendimento à PCR.
Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo com abordagem quantitativa das variáveis, realizado em 2014. Foi aplicado um questionário pré-elaborado para 514 acadêmicos de medicina de uma universidade federal (95,3% dos alunos então matriculados) agrupados em “não-internos” (entre o 1º e o 9º períodos) e “internos” (do 10º ao 12º períodos), e foram analisadas as respostas objetivas (“sim” ou “não”) a respeito do conhecimento sobre PCR e RCP.
Ao serem questionados se haviam lido algo sobre PCR/RCP, a maioria dos acadêmicos assumiu que sim, o que corresponde a 90,9% dos alunos, e este percentual foi maior entre os internos (99,1% dos internos em comparação a 88,7% dos não-internos). Quanto à literatura utilizada para leitura, o percentual de internos que utilizavam artigos e consensos foi bem maior que o de não-internos (84% dos internos comparando-se a 44,9% dos não-internos). Em relação à leitura acerca das atuais diretrizes da AHA para RCP no adulto, o grupo dos internos representou um maior percentual (62,3% em comparação com 21,7% dos não-internos), apesar disso a maioria dos estudantes referiu não ter lido as diretrizes, o que corresponde a um percentual de 70% dos alunos. A grande maioria dos acadêmicos julgou seus conhecimentos sobre o tema como insatisfatórios, o que correspondeu a 85% dos estudantes, desta vez com um percentual maior entre os não-internos (88,9% dos não-internos em oposição a 70% dos internos).
Existem falhas no processo de conhecimento das atuais diretrizes de ressuscitação AHA, e essa constatação diminui, de maneira geral, à medida em que se avançam os períodos.
Parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar, conhecimento, acadêmicos, leitura.
Clínica Médica
Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil
Luiza Neves Santana Teles, João Gabriel Lima Dantas, Alan Jones Espírito Santo Barbosa, Rosana Cipolotti, Fábio Santos Alves