Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil clínico de pacientes com doença de Chagas no Estado do Amapá de 2007 a 2014

Fundamentação/Introdução

A doença de Chagas, ou tripossomíase americana, é uma infecção parasitária causada pelo Trypanossoma cruzi (T. cruzi), epidemiologicamente significativa na Amazônia. A apresentação clínica dessa doença, com diversos sinais e sintomas, ocorre em 3 fases: aguda, intermediária e crônica.

Objetivos

Analisar o perfil clínico dos casos confirmados da doença de Chagas no Estado do Amapá, no período de 2007 a 2014.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, retrospectivo e descritivo, com utilização do banco de dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

De 2007 a 2014 houveram 136 casos confirmados de doença de Chagas no Amapá, dos quais apenas 1 evoluiu para óbito em decorrência da doença. Em 88,9% dos pacientes o modo provável de infecção foi por via oral. As manifestações clínicas predominantes foram febre (93%), astenia (81%), hepatomegalia (70%), edema (66%), arritmias (49%) e esplenomegalia (35%). A faixa etária com maior número de casos confirmados foi de 31 a 40 anos, com 65 pacientes, dos quais os sinais específicos mais apresentados foram hepatomegalia (32%), esplenomegalia (22%), arritmias cardíacas (20%) e sinais de insuficiência cardíaca congestiva (18%). Nos 41 pacientes de 0 a 10 anos, os principais sinais foram hepatomegalia (39%) e arritmias (27%). Enquanto que nos 24 pacientes com mais de 60 anos foram hepatomegalia (33%), arritmias (25%), esplenomegalia (17%) e sinais de insuficiência cardíaca congestiva (17%).

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados obtidos neste trabalho indicam que a sintomatologia aguda inespecífica da doença de Chagas segue o padrão típico descrito na literatura médica, sendo febre e a astenia as mais encontradas em todas as faixas etárias. Em relação aos sinais específicos, verificou-se que no Estado do Amapá a hepatomegalia, esplenomegalia, arritmias cardíacas e sinais de insuficiência cardíaca congestiva foram mais pronunciados que outras manifestações típicas da doença de Chagas, como, por exemplo, o chagoma inoculatório, presente em apenas 4% dos pacientes, relacionado ao predomínio de outra via de transmissão, a via oral. Destarte, por ser um estado da Amazônia, área de endemia, foi relevante através deste estudo retratar o perfil clínico de apresentação dessa doença, o que poderá contribuir para o esclarecimento dos profissionais da saúde a respeito da sintomatologia prevalente nessa região e para promoção de novas políticas públicas.

Palavras-chave

Doença de Chagas; Tripanossomíase Sul-Americana; Manifestações clínicas; Amazônia

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIFAP - Amapá - Brasil

Autores

Larissa Santos Da Luz, Henaina Solanne Lucien Da Silva, Laise Viana Alves , Caroline Souza De Almeida , Caroline Pires Alves