Manifestações pulmonares na Artrite Reumatoide (AR).
Pacientes com comprometimento pulmonar na AR apresentam importante comorbidade e mortalidade. Os infiltrados intersticiais podem estar presentes entre 20% a 63% dos pacientes com AR e apresentam grande importância devido a sua maior prevalência e possibilidade de evolução para fibrose pulmonar e insuficiência respiratória.
Relatar um caso de AR em um paciente em investigação para doença pulmonar intersticial e buscar associação entre as patologias.
Relato de caso de um paciente com AR com pneumonia intersticial como manifestação pulmonar. Foi realizado revisão de prontuário e pesquisa bibliográfica em base de dados SCIELO, MEDLINE, BIREME, NEJM.
O. M. S., 69 anos, aposentada, natural de Mauá-SP, paciente em acompanhamento em outro serviço em investigação para doença pulmonar intersticial. Deu entrada no Pronto-Socorro com quadro de dispnéia aos pequenos esforços há três meses, com piora há uma semana, associado a febre intermitente. Introduzido antibioticoterapia. Ao exame paciente apresentava desvio ulnar, dedo em pescoço de cisne, rigidez matinal maior que uma hora, artrite em articulações interfalangeanas proximais e realizado radiografia de mãos e punhos que evidenciaram erosões. Fator Reumatóide positivo, sendo realizado diagnóstico de AR.
A Pneumonia intersticial é uma patologia frequentemente associada a AR, sendo um fator de pior prognóstico, levando a comorbidade e mortalidade devido a evolução para fibrose pulmonar, podendo evoluir para insuficiência respiratória.
artrite reumatoide, pneumonia intersticial, pneumonia por hipersensibilidade
Clínica Médica
Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini - São Paulo - Brasil
LUCAS BARBOSA ALMEIDA, GABRIEL TEIXEIRA DE GERONI