Edema de membros inferiores como manifestação inicial de síndrome de Klippel – Trenaunay: um desafio diagnóstico
Edema de membros inferiores (MMII) é frequentemente encontrado na prática clínica e, geralmente, pode ser diagnosticado pela história clínica e exame físico. Entretanto, como inúmeras doenças podem apresentar-se com edema de MMII, a lista de diagnósticos diferenciais deve ser reavaliada frequentemente e criticamente. Dentre as possíveis etiologias incomuns de edema de MMII, a síndrome de Klippel–Trenaunay (SKT), uma anomalia congênita rara, é classicamente definida pela tríade de nevo vascular, veias varicosas e hipertrofia óssea/tecidos moles.
Relatar um caso extremamente raro de edema de MMII como manifestação inicial de SKT bilateral, alertando para a inclusão desse diagnóstico diferencial frente a esse achado.
Revisão de prontuário e revisão sistemática da literatura (base de dados Medline, Embase e SciELO).
Sexo feminino, 26 anos, com história de edema de MMII há 15 anos. Atendida em unidades básicas de saúde, porém sem diagnóstico específico ou investigação adequada. Paciente relatou que o edema inicialmente era unilateral e com o passar do tempo passou a ser bilateral e associado à dor tipo peso e varizes de MMII. Exame clínico dos MMII revelou edema ascendente, hipertrofia tecidos moles, varizes tronculares em face lateral e posterior de coxas e hemangiomas planos. Nossa hipótese diagnóstica de SKT foi confirmada com eco doppler venoso e flebografia ascendente bilateral (hipoplasia de veias femorais superficiais, hipoplasia de veias safenas magnas e presença de veias colaterais dilatadas e insuficientes na face posterior de coxas e pernas). Arteriografia dos MMII e aorta pélvica não demonstraram anomalias. Tratamento clínico (medicação flebotômica e elastocompressão) determinou melhora do edema e sintomas álgicos. Como a revisão de literatura revelou uma grande variedade de afecções que podem apresentar-se com edema de MMII, é importante estendermos a lista de diagnósticos diferenciais frente a esse achado. Embora a SKT seja uma entidade rara, deve ser incluída nos diagnósticos diferenciais de edemas de MMII, principalmente se associado ao aumento difuso de segmentos corporais e lesões cutâneas vasculares.
O presente relato enfatiza a importância de se considerar diagnósticos diferenciais comuns e raros em pacientes com sinais sugestivos de edema de MMII de origem desconhecida, para que o tratamento direcionado possa ser instituído.
Edema; Membros inferiores; Klippel-Trenaunay; Prática clínica
Clínica Médica
Hospital Municipal Walter Ferrari Jaguariúna - São Paulo - Brasil, Hospital SOBRAPAR - São Paulo - Brasil
Kamila Christine Araujo, Gustavo Henrique Araujo, Rodrigo Denadai, Karin Milleni Araujo, Rafael Denadai