INSUFICIÊNCIA ADRENAL CRÔNICA CAUSADA POR HISTOPLASMOSE: RELATO DE CASO
A insuficiência adrenal se caracteriza pela deficiência de cortisol causada por um distúrbio primário como a Doença de Addison, ou secundário a uma disfunção hipofisiária. Causas raras podem levar a insuficiência adrenal primária: linfoma, tuberculose, coccidiodomicose, hemocromatose e histoplasmose. Esta última, é uma doença fúngica, que em 80 a 90% dos casos disseminados acomete as adrenais, embora em apenas 10% dos casos ocorra insuficiência adrenal.
Relatar o caso de um paciente com insuficiência adrenal causada por histoplasmose.
Revisão de prontuários ambulatoriais e hospitalares.
M. T. E, 55 anos, masculino, tabagista há 39 anos (180 maços/anos), sem comorbidades. Em agosto de 2014, procurou o PSM, referindo náusea pós-prandial, vômitos, astenia, paresia de membros inferiores, inapetência e perda de peso há dois meses, com piora progressiva. O paciente apresentava-se hipotenso e febril. Investigado por TC de abdômen total, que mostrou lesões expansivas de adrenais, sendo a direita de 5,0cm e a esquerda de 5,2cm de diâmetro. Ao exame laboratorial apresentava hiponatremia, hipercalemia e anemia. Cortisol 3mcg/dL. Foi iniciado o tratamento empírico para insuficiência adrenal com Hidrocortisona e posteriormente Prednisona, com hipótese diagnóstica de neoplasia metastática. Foi solicitado biópsia, que demonstrou processo inflamatório crônico granulomatoso com infecção fúngica, sendo a histoplasmose a principal possibilidade, com a pesquisa de BAAR negativa.
A histoplasmose é uma micose endêmica na América do Norte e Central. Enquanto a maioria dos pacientes apresenta infecções assintomáticas ou auto-limitadas, indivíduos imunodeprimidos ou em extremos de idade podem apresentar disseminação hematogênica. O diagnóstico diferencial inclui tumores malignos ou benignos de supra-renal, tumores metastáticos, hemorragia adrenal subaguda e infecções disseminadas como tuberculose e paracoccidioidomicose. O diagnóstico é definido por testes sorológicos específicos e cultura. Os sintomas são dor abdominal, emagrecimento, hiperpigmentação cutânea, hipotensão postural, hipercalemia, hiponatremia, acidose metabólica, anemia e eosinofilia.
O presente relato descreve um caso de Histoplasmose disseminada em paciente imunocompetente devendo ser considerado diagnóstico diferencial de massas adrenais bilaterais.
1. Insuficiência adrenal
2. Histoplasmose
3. Adrenal
Clínica Médica
Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Raíra Marodin de Freitas, Carolina Garcia Olivencia, Rafaela de La Rosa Bouchacourt, Dionatha Kiak Liska, Maristela Bohlke