Meningite Criptocócica apresentando-se como Pseudo-hemorragia Subaracnóide
Meningite criptocócica (MC) é uma infecção rara do Sistema Nervoso Central geralmente associada a imunodeficiências e drogas imunossupressoras. Algumas doenças neurológicas, como MC, podem simular um padrão tomográfico típico de Hemorragia Subaracnóide, sem evidência clínica ou patológica, uma condição denominada Pseudo-hemorragia Subaracnóide.
Relatar através da apresentação de um caso clínico como Meningite Criptocócica pode simular Hemorragia Subaracnóide.
Trata-se de um estudo descritivo, com levantamento de dados em prontuário, associado à consulta bibliográfica nas bases do UptoDate e PubMed sobre o tema em questão
Paciente, sexo feminino, 24 anos, com diagnóstico prévio de Lupus Eritematoso Sistêmico,Nefrite crônica e Síndrome Anticorpo Fosfolípide, em uso de Prednisona e Azatioprina, com relato de vômitos precedidos de náuseas e cefaléia holocraniana por três meses. Foi internada em enfermaria devido à piora dos sintomas com Ressonância Magnética de Encéfalo (RME) sugerindo Hemorragia subaracnóide. O Líquido cefalorraquidiano (LCR) evidenciou aumento de proteínas e celularidade, ausência de hemácias, cultura sem crescimento e pesquisa de criptocococos negativa. O segundo LCR evidenciou pesquisa de criptococos positiva pelo método de coloração de tinta da China. Foi então iniciado tratamento com Anfotericina B e Fluconazol além de punções lombares seriadas, apesar disso, a paciente evoluiu com hidrocefalia refratária e óbito.
Podem ocorrer alterações na RME sugestivas de Hemorragia Subaracnóide em pacientes com meningite criptocócica, contudo, a história clínica e exame físico são fundamentais para o diagnóstico diferencial.
Meningite criptocócica, Hemorragia Subaracnóide
Clínica Médica
Luana Porto Souza, Ricardo Fortes Monteiro Castro, Lys Beatriz Brandão Lopes, Rosane Cardoso Ferreira Alves, Drusus Perez Marques