Síndrome de Wolff- Parkinson- White em portadora de cardiomiopatia hipertrófica assimétrica.
A cardiomiopatia hipertrófica (CMPH), doença cardíaca monogenenica mais comum na população geral, caracterizada por hipertrofia ventricular sem causa aparente, associado à síndrome de Wolff-Parkinson-White (SWPW) descrita como pré-excitação ventricular com intervalo PR curto e complexo QRS com onda delta, é rara.
Descrever a coexistência de CMPH e SWPW em paciente jovem do sexo feminino.
Relato de caso com levantamento de dados em prontuário e revisão bibliográfica.
Paciente K.C.G.V., feminino, 15 anos, admitida em pronto atendimento com dor torácica, palpitações e dispnéia (NYHA II). Eletrocardiograma (ECG) com taquicardia sinusal, PRi 0,06 seg, padrão de bloqueio de ramo esquerdo com onda delta e T negativa profunda em DII, DIII, aVF, V5 e V6. História pregressa de “cardiopatia” e estudo eletrofisiológico na infância. Historia familiar de morte cardíaca súbita. Referenciada a hospital terciário para realização de propedêutica complementar. EcoDopplercardiograma com CMPH septal assimétrica, comprometendo parede inferior e aumento de dimensões do ventrículo direito, sem gradiente de via de saída de ventrículo esquerdo. Ressonância magnética cardíaca demonstrou hipertrofia de septo interventricular, padrão assimétrico, com comprometimento de parede inferior e ventrículo direito, sem achados de fibrose. Firmado diagnostico de CMPH não obstrutiva, associada à SWPW, associação pouco comum na literatura médica. Iniciado tratamento com amiodarona, para controle de frequência e redução de consumo miocárdico de oxigênio, havendo contra-indicação ao uso de beta bloqueadores e bloqueadores do canal de cálcio que poderiam induzir condução pela via anômala. Atualmente oligossintomática, com restrição a atividade física.
Descrevemos o caso de jovem admitida em serviço de urgência com quadro de dispnéia, dor torácica e palpitações, apresentando achados clássicos de SWPW e alterações de repolarização ventricular sugestivos de cardiopatia estrutural. O tratamento habitual, para controle de sintomas da CMPH, é contra indicado, porque medicações de bloqueio do nó AV poderiam induzir uma condução pela via anômala provocando uma arritmia fatal.
Síndrome de Wolff- Parkinson-White; Cardiomiopatia hipertrófica
Clínica Médica
Lys Beatriz Brandão Lopes, Luana Porto Souza, Ricardo Fortes Monteiro Castro, Rosane Cardoso Ferreira Alves, Thiago Venuto