RELATO DE CASO DE TUBERCULOSE MULTIRRESISTENTE EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM MATO GROSSO DO SUL
Introdução : A tuberculose (TB) é uma doença curável, porém os esforços atuais para encontrar, tratar e curar todos os que ficam doentes não são suficientes. Os avanços em enfrentar TB multirresistente (TBMR) tem sido muito lentos, 75% dos casos de TBMR ainda permanecem sem diagnóstico. O conceito de TBMR baseia-se na identificação de Mycobacterium tuberculosis resistente a, pelo menos, rifampicina e isoniazida, os dois principais medicamentos utilizados para o tratamento da doença. A TBMR gera ameaças para a saúde publica e o seu controle representa um desafio.
Objetivo: Descrever um relato de caso de paciente com tuberculose multirresistente.
Métodos: Estudo descritivo do tipo relato de caso com informações obtidas através de revisão de prontuário.
Descrição do caso: W.L.V., 57 anos, masculino, morador de rua, etilista, tabagista, antecedente de TB há 10 anos. Paciente evoluiu em março de 2013 com quadro de febre diária vespertina, tosse produtiva e emagrecimento. Na internação, o Rx de tórax evidenciou pneumonia lobar, BAAR negativo e cultura em andamento. Recebeu alta melhorado, para controle ambulatorial. Com resultado de cultura positiva para TB foi feito contato com paciente para retornar a unidade de saúde, porém não retornou. Após 1 mês, piora clínica e é novamente internado. Na internação apresentou BAAR +++ e iniciado tratamento para TB. Após melhora clínica, recebeu alta para controle ambulatorial. Com agravamento do estado geral é novamente internado. Nova cultura positiva para Mycobacterium Tuberculosis com teste de sensibilidade resistente a Isoniazida e Estreptomicina. Paciente foi notificado no sistema de informações de tratamento especiais de tuberculose (SITETB). Iniciado esquema para TBMR.
Discussão: A cultura com identificação e teste de sensibilidade, para bacilo de Koch, independentemente do resultado da baciloscopia, está indicada nos seguintes casos: antecedentes de tratamento prévio; portadores de HIV; baciloscopia positiva no final do 2º mês de tratamento; amostras de TB extrapulmonar e casos suspeitos de infecções causadas por micobactérias não tuberculosas. O impacto da multidroga resistência está claramente relacionado à qualidade dos programas de controle da TB. A problemática da TB não pode ser apenas resolvida pelo plano da assistência à saúde, requer um olhar ao aumento da pobreza e da deteriorização das condições socioeconômicas, da estruturação efetiva dos Programas de Controle de Tuberculose.
tuberculose, tuberculose resistente a múltiplos medicamentos, rifampicina, isoniazida
Clínica Médica
marilice charao teodoro, marilice charao teodoro, isabella diniz falkine, luiz augusto possi junior, fabio sartori schwerz, angela maria dias de queiroz