Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS A SOBREPESO/OBESIDADE E AO AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL EM FUNCIONÁRIOS DE UM SUPERMERCADO DA REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS

Fundamentação/Introdução

Sobrepeso, obesidade e hipertensão são importantes problemas de saúde pública, devido a alta e crescente prevalência global. A intervenção precoce dessas doenças pode prevenir o aparecimento de complicações de saúde.

Objetivos

Identificar a prevalência e os fatores associados a sobrepeso/obesidade e a valores elevados de pressão arterial (PA) em funcionários de um supermercado na Grande Florianópolis.

Delineamento e Métodos

Estudo transversal, realizado com 178 funcionários de variados setores do supermercado, avaliados através de um questionário e de exame físico. Os dados foram analisados de forma descritiva e bivariada, comparados através do teste Qui-quadrado ou exato de Fischer, com nível de significância estabelecido foi de p<0,05. Aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) Unisul.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A prevalência de participantes com pressão arterial elevada foi de 7.30%, dos quais a maioria tinha entre 35 à 64 anos, eram obesos e distribuídos, de forma semelhante, nas diversas atividades na empresa. A prevalência de obesidade foi de 15.73% e de sobrepeso foi de 30.34%. A maioria dos indivíduos acima do peso tinham entre 35-64 anos de idade. Todos os indivíduos que possuíam diagnóstico prévio de DM (diabetes mellitus) estavam acima do peso. Nenhum obeso apresentou cintura abdominal (CA) normal e alguns eutróficos apresentaram CA aumentada. A maioria praticava atividade física mais de 150 minutos por semana (57.87%) e consumia frutas, verduras e legumes mais de 5 vezes por semana (73.60%).

Conclusões/Considerações Finais

Os fatores associados ao aumento de peso e elevação da PA foram: idade, diagnóstico prévio de diabetes mellitus e cintura abdominal. Houve relação significativa entre obesidade e valores elevados de PA. O parâmetro cintura abdominal foi confirmado como importante ferramenta na avaliação antropométrica, uma vez que todos os obesos tinham valores alterados, mas também alguns pacientes com peso normal tiveram medidas inadequadas. Os participantes apresentaram hábitos saudáveis, no entanto a prevalência de indivíduos acima do peso foi considerada alta, muito embora, pouco menor que os dados do estudo da Vigitel de 2013, que mostrou que 17.5% da população brasileira é obesa.

Palavras-chave

sobrepeso, obesidade, hipertensão, trabalhadores, funcionários

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL - Santa Catarina - Brasil

Autores

Manoela Neves Peiter, Amely Pereira Silva Balthazar