Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Intoxicação por vitamina D após suplementação: relato de dois casos em atenção terciária.

Fundamentação/Introdução

A hipovitaminose D é um problema de saúde pública reemergente e, por isso, a suplementação de vitamina D (vitD) tem sido mais rotineira na prática clínica. Os casos de intoxicação por vitD também tornaram-se mais frequentes, muitas vezes associados a ingestão diária de doses elevadas desta vitamina.

Objetivos

Relatar dois casos de intoxicação por vitD atendidos em hospital terciário.

Delineamento e Métodos

Caso 1: JFC, feminina, 23 anos, em acompanhamento por esclerose múltipla tratada com natalizumab há 18 meses e vitD 1000 UI/dia há 3 meses. Admitida no pronto socorro (PS) com queixa de náuseas, vômitos refratários e epigastralgia há 10 dias. Ao exame apresentava-se desidratada, com ataxia axial e apendicular anteriormente presentes. Exames laboratoriais evidenciaram cálcio sérico de 15,8mg/dL, Cálcio iônico (Cai) de 1,9mg/dL, Pi de 2,1mg/dL, PTH de 8,2pg/mL, Cr de 1,6mg/dL, U de 36mg/dL. Tratada com hidratação venosa vigorosa e diuréticos e realizada a dosagem de 25-(OH)vitD que resultou em 160ng/mL (toxicidade quando superior a 100ng/mL), confirmando intoxicação por vitD. Caso 2: VSF, masculino, 37 anos, previamente hígido, em consulta de rotina em outro serviço foi diagnosticado com deficiência de vitD, sendo prescrito vitD 20000UI/dia e vitamina A 1000UI/dia há 30 dias. Admitido no PS com queixa de náuseas, vômitos, inapetência e emagrecimento de 6Kg há 20 dias. Ao exame apresentava-se desidratado. Exames laboratoriais evidenciaram Cai de 2,02mg/dL, Pi de 4,0mg/dL, PTH de 35,1pg/mL, Cr de 6,54mg/dL, U 154mg/dL. Feita hipótese diagnostica de intoxicação por vitD e iniciado tratamento com hidratação venosa vigorosa e diuréticos com melhora do quadro, sem necessidade de hemodiálise.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Nos dois casos relatados os pacientes apresentaram boa evolução clínica e laboratorial após suspensão da suplementação de vitD, hidratação e diuréticos, com redução dos níveis de cálcio sérico e melhora da função renal.

Conclusões/Considerações Finais

A ingestão diária máxima de vitD não é bem definida, podendo variar de acordo com idade, nível sérico de vitD e comorbidades. Casos de intoxicação por vitD, apesar de ainda raros, tornaram-se mais frequentes devido a maior suplementação do composto, sendo esta uma etiologia que deva ser investigada nos casos de hipercalcemia.

Palavras-chave

hipervitaminose; intoxicação; vitamina D; hipercalcemia;

Área

Clínica Médica

Instituições

UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

HELOISA SISCONETO BISINOTTO, MARCELO GUSTAVO LOPES, CRISTINA ALBA LALLI, DANIELA MITI LEMOS TSUKUMO