Carcinoma de Células de Merkel: um relato de caso
O carcinoma de células de Merkel (CCM) é uma neoplasia agressiva, com mortalidade de aproximadamente 33% em 3 anos. A incidência anual de CCM é de 0,6 por 100.000 pessoas (aproximadamente 1.600 novos casos por ano nos EUA). São considerados fatores de risco a pele branca, exposição solar em excesso, idade avançada, sexo masculino e imunossupressão. Há evidências que o poliomavírus possa estar associado a sua etiologia. Os locais mais acometidos são cabeça, pescoço e extremidades.
O objetivo deste é relatar um caso de carcinoma de células de Merkel em localização incomum.
Foi feito um estudo observacional descritivo associado à revisão de artigos científicos.
F.T, masculino, albino, 57 anos, natural de Santa Leopoldina - ES, com histórico de exérese de múltiplos carcinomas basocelulares em fronte, região cervical, tórax superior e membros superiores (MMSS). Ao exame físico, apresentou ceratose actínica e melanose solar acometendo os MMSS, face, tórax superior e membros inferiores (MMII); lesão tumoral de 1 cm de diâmetro com telangiectasias proeminentes em membro superior esquerdo; lesão tumoral com aspecto de cicatriz no dorso; lesão arredondada, ceratóica, eritematosa com aproximadamente 1 cm de diâmetro em membro inferior esquerdo; lesão varicosa em membro inferior esquerdo; coloração arroxeada, com desaparecimento à digitopressão acometendo MMII, principalmente os joelhos. Em 2006, realizou exérese de lesão no antebraço esquerdo com histopatológico positivo para carcinoma metatípico, sem comprometimento de margem cirúrgica; também iniciou tratamento e acompanhamento para ceratose actínica em MMSS e MMII com Efurix e Topison, além ter sido orientado a usar fotoprotetor. Em 2008 foi encaminhado ao angiologista devido a varizes de médio calibre em MMII, principalmente à direita, com diagnóstico de insuficiência de válvula ostial de safena interna direita. Em 2014, foi realizada exérese de lesão tumoral, em região inguinal direita. Laudo imunohistoquímico mostrou expressão de citoqueratina 20 em padrão Golgi e CD56 consistentes com CCM; o exame foi negativo para o poliomavírus, o que normalmente se relaciona com um padrão biológico mais agressivo da neoplasia.
O paciente está inserido no quadro epidemiológico típico do CCM, sendo albino, do sexo masculino, com idade superior a 50 anos. No entanto, a lesão não foi encontrada em seu sítio mais comum, apresentando-se em região inguinal direita de forma nodular.
Carcinoma, lesão, tumor.
Clínica Médica
Jônatas Galindo de Campos, Bruna Elisa Arsego, Gabriella Veloso Santana, Gustavo Lourenço de Sousa Crepaldi, Hudson Silva Andrade