Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ACIDENTES OFÍDICOS: UMA ANÁLISE DE PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL GERAL DE RORAIMA (HGR) NO ANO DE 2014.

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os acidentes ofídicos representam um problema de saúde pública para o Brasil e principalmente para as regiões Norte e Centro oeste. Os meses de maior frequência são os quentes e chuvosos, os quais são de maiores atividades rurais. Em geral, tais casos têm lugar nas proximidades das habitações e/ou áreas cultivadas, portanto, fora do ambiente natural das serpentes.

Objetivos

Objetivos: Esse estudo objetiva analisar o perfil epidemiológico das vítimas de acidentes ofídicos atendidas na capital Boa Vista, no hospital geral de Roraima (HGR).

Delineamento e Métodos

Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo sobre vítimas de acidentes ofídicos atendidas no HGR. O cenário de estudo é a cidade de Boa Vista. Os dados referentes ao ano de 2014 foram obtidos no software SINAN NET. Realizou-se análise quanto ao tipo de serpente, idade da vítima, sexo, faixa etária, local do acidente, tempo decorrido entre a picada e o atendimento, evolução do caso presença de manifestações locais e sistêmicas, bem como suas complicações. Dentre as variáveis citadas, não foram analisados os casos contabilizados como ignorado.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados: Em 2014, foram notificados 206 acidentes por serpentes atendidos no HGR. Houve uma maior incidência do tipo botrópico, representando 80,85% do total dos 96 casos que tiveram os gêneros especificados. Em relação ao sexo das vítimas, 70,3% foram do sexo masculino e 29,7% do feminino. Os acidentes foram mais comuns na região rural com 59,9%. A análise do tempo decorrido entre picada e atendimento mostrou que houve um predomínio de 1 a 3 horas para os casos provenientes da zona rural e de 0 a 1 hora dos provenientes da área urbana. O número de casos com manifestações locais decorrentes da picada foi de 200. Dentre estes, 44 apresentaram também manifestações sistêmicas. As complicações locais foram 7, sendo que 6 foram do tipo infecção secundária e 1 amputação. A frequência de manifestações sistêmicas foram 45 casos, sendo que apenas 1 evoluiu com insuficiência respiratória e edema agudo de pulmão. O desfecho dos casos mostrou que 93 apresentaram cura e 1 evoluiu com óbito.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: A repercussão social dos acidentes por animais peçonhentos se traduz pelas sequelas e óbitos que ocorrem, principalmente em populações rurais, do sexo masculino e em idade economicamente ativa. Tal fato foi evidenciado nesse estudo. Através de medidas de proteção e assistência médica eficaz é possível prevenir os acidentes ofídicos bem como seus agravos.

Palavras-chave

Acidentes; serpentes; Roraima.

Área

Clínica Médica

Autores

Ingrid Ferreira Buttenbender, Letícia Lima Gomes da Silva, Hendel Santana Morais, João Pedro Pereira Braga, Thaís Suelen Israel Ferreira