MANIFESTAÇÕES ATÍPICAS DE DENGUE NO CONTEXTO DE EPIDEMIA – SÉRIE DE CASOS
A Dengue é doença viral aguda com múltiplas apresentações clinicas. O denominador comum composto de febre, cefaleia, mialgia e artralgia, típicos da Dengue Clássica, pode se associar a outros achados de gravidade resultando tanto na Dengue Hemorrágica como no Síndrome do Choque Tóxico. Compondo todo esse espectro de apresentações observam-se, notadamente em tempos de epidemia, quadros atípicos, com graves disfunções orgânicas e que se confundem com outras patologias.
Relatar manifestações atípicas de dengue como uma forma de melhorar o diagnóstico e evitar intervenções desnecessárias.
Relato de série de 4 casos.
Feminina, 18 anos, rebaixamento de consciência, necessitou de intubação orotraqueal, evoluiu com choque refratário e óbito após 72 horas da admissão. Liquor com hiperproteinorraquia e predomínio linfomononuclear, ecocardiografia com disfunção difusa e fração de ejeção de 17%. Meningoencefalite/miocardite por dengue na necropsia. Sorologia e PCR líquor positivos para Dengue. Feminina, 8 anos, dor abdominal, vômitos e taquicardia supraventricular, choque e parada cardio-respiratória após adenosina/amiodarona e óbito em 24 horas de admissão. Sorologia positiva para Dengue. Masculino, 18 anos, dor abdominal sem peritonite, tomografia computadorizada evidenciando liquido em cavidade abdominal e derrame pleural bilateral. Submetido à laparotomia exploradora, com apendicectomia táctica, sem outras alterações; no pós-operatório piora do derrame pleural, insuficiência respiratória com suporte ventilatório invasivo e drenagem de 2400 ml de liquido pleural à direita e 850 ml à esquerda; alta hospitalar após melhora. Sorologia de Dengue positiva. Masculino, 25 anos, febre, mialgia e prostração associado à dor precordial no 6º dia de doença (ECG supra de ST difuso, aumento de troponina e derrame pericárdico ao ecocardiograma), feito diagnóstico de miopericardite por dengue através da sorologia. Alta no 8º dia de internação.
Dos 4 pacientes, 3 necessitaram de suporte intensivo e dois evoluíram a óbito (todos apresentaram sintomas iniciais típicos da doença), apontando a possibilidade de gravidade da doença. O diagnóstico em todos os casos foi retrospectivo. Ademais se torna importante relacionar com a Dengue as manifestações enumeradas, tanto do ponto de vista epidemiológico ao descrevermos novas apresentações/evoluções e sua incidência, quanto pela condução clínica dos doentes evitando inciativas desnecessárias como antibioticoterapia e procedimentos cirúrgicos.
Dengue, epidemia, manifestações atípicas
Clínica Médica
Mariana Sandoval Lourenço, Thiago Junqueira Trevisan, Manoela Falsoni, Leonardo Felippe Ruffing, Maria Helena Postal Pavan