Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Título: Apoplexia Hipofisária: Relato de caso no Acre

Fundamentação/Introdução

Introdução: A apoplexia hipofisária é provocada pela hemorragia súbita da hipófise, sendo mais comum em adenoma hipofisário, podendo ocorrer também espontaneamente. Essa é uma condição rara que pode levar a compressão do tecido hipofisário e de sua vascularização resultando em pan-hipopituitarismo.

Objetivos

Objetivos: Descrever um caso de apoplexia hipofisária em Rio Branco no Acre.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Informações obtidas através de prontuário e artigos.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Relato de Caso: A.A.S, feminino, 57 anos, parda, união estável, do lar, natural e procedente de Rio Branco/AC. Há 2 meses com cefaléia de início súbito, astenia, prostração, rebaixamento do sensório, polaciúria e alguns episódios de êmese, na admissão apresentava hiponatremia hipotônica (108mmol/L - VR: 140-148). Durante internação evoluiu com alterações do comportamento, além de fala arrastada e pensamento lentificado. Foram realizados exames laboratoriais, dosagem hormonal que evidenciou FSH (Hormônio Folículo Estimulante), LH (Hormônio Luteinizante), T4 (Tiroxina), ACTH (Hormônio Adrenocorticotrópico) e cortisol em níveis baixos, ANTI-TPO (Anticorpo Anti- Tireoperoxidase) elevado e TSH (Tireotrofina) inapropriadamente elevado.Ultrassonografia (USG) tireóide com volume reduzido, RNM(Ressonância Magnética) de crânio e sela túrcica com alteração estrutural e suspeição de apoplexia. Iniciado tratamento com Levotiroxina e corticóide, evoluindo com melhora significativa dos sintomas.
Discussão: A apoplexia hipofisária é definida como uma hemorragia da hipófise que evolui para necrose, levando ao pan-hipopituitarismo. O quadro inicia-se com cefaléia, náuseas e vômitos, além de queda do nível de consciência e hiponatremia. A causa pode ser espontânea (metade dos casos) ou por sangramento de um tumor hipofisário. O diagnóstico é clínico e não patológico ou de imagem e o tratamento constitui na reposição de glicocorticóides e terapia clínica de suporte, na presença de sintomas importantes é discutido a indicação do tratamento cirúrgico.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O diagnóstico diferencial de hiponatremia é variado e inclui condições não muito comuns como o pan-hipopituitarismo por aplopexia hipofisária, que deve ser diagnosticado e tratado precocemente evitando desfechos desfavoráveis.

Palavras-chave

Hiponatremia; pan-hipopituitarismo; apoplexia hipofisária

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital das Clínicas do Acre - Acre - Brasil

Autores

Agni Lima Moreno, Samila Alves Silva, Iane Costa Scharff, Rosely Barreiros Matheus Cruz, Gil Lucena Paula Afonso