Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM DO INDICADOR ICSAP- INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA NO ESTADO DO MATO GROSSO

Fundamentação/Introdução

O Indicador Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) avalia a efetividade e qualidade do sistema básico de saúde. No Estado do Mato Grosso este indicador encontra-se elevado quando comparados com a meta nacional.

Objetivos

Discutir intervenções no estado do Mato Grosso acerca do Indicador Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP).

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional agregado do tipo ecológico, com levantamento de dados, utilizando-se do TABnet, DATASUS e Sistema de Informação Hospitalar (SIH), apresentado na forma de tabelas e gráficos.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Em 2008, a taxa de ICSAP no estado do Mato Grosso foi de 35,31%, reduzindo a cada ano até chegar a 28,97% em 2014. No Brasil, este mesmo indicador foi de 35,77% em 2008 e, de 31,87% em 2014, segundo o DATASUS.
Constata-se que tais indicadores estão diminuindo a cada ano. No entanto, tanto o Brasil quanto o Mato Grosso estão em níveis bem elevados quando comparados com a meta de 15% determinada pelo Ministério da Saúde.
Os altos índices podem ser atribuídos como consequência da baixa resolutividade das políticas de saúde pública na atenção primária, além de falhas em outros níveis de complexidade do Sistema de Saúde conforme suas características físicas, políticas e sociais.

Conclusões/Considerações Finais

Considera-se que os resultados dos indicadores de ICSAP no estado do Mato Grosso podem ter interferência da viabilidade da clínica hospitalar, das características dos pacientes e sua relação com os serviços de atenção básica e das políticas de saúde. O indicador auxilia na identificação de áreas prioritárias de intervenção e evidencia problemas de saúde que necessitam melhor seguimento e coordenação entre os níveis assistenciais. Nesse sentido, novos programas e intervenções podem contribuir na qualidade, efetividade e eficiência da Atenção Primária do Estado.

Palavras-chave

Indicador Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP); Mato Grosso

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Carolina Paganelli Alves, Loiane Dante Correia Rocha, Annelise De Macedo Correa, Loris Aparecida Felicio Daniel