Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DA POPULAÇÃO ADULTA QUANTO À SUA IMUNIZAÇÃO: UMA IMPORTÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A imunização adulta constitui um assunto pouco discutido e de grande alerta, sendo seu resultado ainda ineficaz quando se compara ao programa de vacinação infantil. Além disso, não há uma campanha expressiva e nem a divulgação dos seguimentos vacinais ao longo da vida.

Objetivos

Objetivos: Caracterizar o perfil da população adulta quanto à sua imunização, avaliando o nível de conhecimento e importância da orientação vacinal.

Delineamento e Métodos

Métodos: Foi realizado um estudo do tipo descritivo com 200 indivíduos entre 20 a 59 anos, de ambos os sexos, que transitaram nos meses de agosto e setembro de 2012 em torno do Centro de Saúde Central do Município de Campos dos Goytacazes, RJ, onde se encontra o pólo de vacinação. Foi realizada uma entrevista baseada em um questionário, no qual as variáveis analisadas foram: idade, sexo, escolaridade, conhecimento das vacinas à faixa etária relacionada, possuir cartão de vacinação recente, medo dos efeitos adversos à vacinação, doenças adquiridas após a vacinação, vacinação contra tríplice viral, recebimento de orientação médica.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados: Do total de entrevistados (200), a maioria tinha a idade entre 20 e 30 anos (53,5%) e 2º grau completo (32%) foi o maior nível de escolaridade encontrado. Destaca-se que grande parte dos participantes (60,5%) desconhecem as vacinas que devem ser administradas à sua faixa etária. Além disso, 57,5% (115) não possuem um cartão de vacinação recente e relacionando-os ao nível de escolaridade, o estudo aponta que 43,5% (50) correspondem aos indivíduos com 3º Grau completo e em curso. Foi feita uma relação entre o recebimento, em algum momento, de orientação médica da importância de se vacinar e a adesão à vacinação contra tríplice viral, no qual 45,5% (91) dos entrevistados nunca receberam a orientação médica e destes, 45% (41) não se vacinaram. Entretanto, dos 109 (54,5%) indivíduos que a receberam, apenas 22,9% (25) não aderiram à vacinação. O estudo também avaliou o conhecimento da população em relação ao risco de contrair doenças a partir da vacinação, no qual 27%(54) afirmam e 38%(76) acreditam nessa possibilidade, porém a maioria dos entrevistados (91,5%) consideram necessária à vacinação. Apesar desta estatística, apenas 35% (70) não relataram ter medo dos efeitos colaterais possíveis.

Conclusões/Considerações Finais

Considerações Finais: Este estudo reforça a importância e necessidade de incentivo à campanhas de prevenção e orientação à saúde da população adulta.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Imunização, adultos, desinteresse.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DE CAMPOS - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

KARINA SEVERIANO MARTINS, SUELLEN RIBEIRO DE OLIVEIRA WILKEN, FELIPE MESQUITA RIBEIRO, JÉSSICA CAROLINA MARQUES, JOÃO ERLEY DE ATHAYDE FERREIRA SALES