DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC) SIMULANDO SÍNDROME DE PICKWICK: UM RELATO DE CASO
A Síndrome de Pickwick é a hipoventilação alveolar crônica associada a obesidade e sem outra patologia que justifique esse achado respiratório. O quadro clínico característico é de hipersonolência, cianose, ronco faringeano e apneia do sono, dispneia aos esforços e edema de membros inferiores. O diagnóstico frequentemente é feito após o paciente ser internado por insuficiência respiratória aguda, com acidose respiratória, hipóxia grave e clínica característica da doença.
Relatar o caso de paciente obesa portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) com frequentes exacerbações, tendo como diagnóstico diferencial a Síndrome de Pickwick.
Informações obtidas por meio de entrevista com o paciente e revisões do prontuário e da literatura.
M.N.G, feminino, 64 anos, portador de DPOC tabágico (carga tabágica de 135 maços/ano) interna pela terceira vez em 8 meses por dispneia e dor torácica com dificuldade de formar frases. Ao exame físico, cianótica, dispneica, com esforço respiratório, SO2 58% em ar ambiente e índice de massa corporal (IMC) 42 kg/m2. Iniciado tratamento do broncoespasmo (Metilprednisolona, nebulizações com Berotec e Atrovent), Furosemida, antibioticoterapia (Azitromicina) e fisioterapia. No 2° dia, evolui com piora do quadro e discreta elevação de troponina, sendo encaminhado para UTI e colocado em ventilação não invasiva. No 9º dia, retornou à enfermaria, estável e com SO2 de 89% em ar ambiente. No 15º dia, paciente recebeu alta com orientações e indicação de O2 domiciliar.
A DPOC e a Síndrome de Pickwick são patologias pulmonares restritivas e cursam com acumulo de gás carbônico e equivalente grau de hipoxemia. O IMC da paciente e seu quadro clínico nos levam a pensar na síndrome, porém sua elevada carga tabágica indica que apresente DPOC, e a presença da doença exclui o diagnóstico de Síndrome de Pickwick. Sendo assim, é certo que o sobrepeso está contribuindo para a piora do distúrbio respiratório, mas os hábitos da paciente nos guiam ao diagnóstico de DPOC.
A obesidade, além de ser um fator desencadeante de doenças respiratórias, também é importante para a exacerbação destas. Pacientes obesos podem apresentar síndrome de Pickwick, mas também podem cursar com o aumento do número de exacerbações do DPOC e acabam por confundir o diagnóstico.
Clínica Médica
Hospital da Cruz Vermelha - Paraná - Brasil, Universidade Positivo - Paraná - Brasil
Gabriella Maria Martins Favero, Edisom P Brum, Gabriela S Martini, Christine Albuquerquer, Giulia Moraes Kloster