RELATO DE CASO: ABORDAGEM DIAGNÓSTICA DE SÍNDROME CONSUMPTIVA EM PACIENTE COM CARGA TABÁGICA ELEVADA
A síndrome consumptiva é definida pela perda de peso involuntária maior que 5% do peso habitual no período de 06 a 12 meses. Pode ser causada por uma série de etiologias e, por isso, requer uma ampla abordagem diagnóstica a fim de determinar a causa e propiciar o tratamento que visa corrigir o fator desencadeante da perda ponderal.
Relatar o caso de um paciente do sexo masculino com síndrome consumptiva a ser investigada.
Informações obtidas por meio de entrevista com o paciente e revisões do prontuário e da literatura.
O.J.M., sexo masculino, 69 anos, tabagista (50 maços/ano), portador de diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemia, interna para investigação de síndrome consumptiva (perda de 17% do peso habitual em 04 meses) associada a hiporexia, constipação e anemia microcítica hipocrômica. Ao exame físico apresentava-se hipocorado, desnutrido e com dor em epigastro. Durante o internamento apresentou fadiga, baixa aceitação alimentar, apatia e humor depressivo. Necessitou de transfusão de concentrado de hemácias devido à anemia e suporte nutricional enteral por desnutrição. A tomografia computadorizada de tórax evidenciou lesão tumoral com características de malignidade em lobo inferior direito de pulmão com linfonodos mediastinais bilaterais acometidos e possível metástase em suprarrenal à direita. Foi optado por broncoscopia para realização de biópsia para finalizar a investigação.
A abordagem diagnóstica, neste caso, foi baseada inicialmente na história clínica e exame físico minuciosos. A perda de peso é comum em pacientes com câncer e sabe-se que resultados anormais em exames de rotina como hemograma, VHS e marcadores bioquímicos são frequentes em pacientes oncológicos e, quando evidenciados, merecem investigação. No caso em questão, o achado de lesão tumoral pulmonar foi definido como a etiologia da síndrome consumptiva e, como diagnosticado em um processo avançado de doença, o manejo do paciente ficou restrito ao suporte nutricional e tratamento sintomático durante o internamento./ Os resultados obtidos através de pesquisa em prontuário do paciente foram compatíveis aos encontrados na literatura, reforçando a importância da ampla e precoce abordagem diagnóstica no paciente com perda de peso involuntária, fazendo-se necessário o suporte terapêutico adequado na evolução do paciente para aumentar as taxas de sobrevida.
Clínica Médica
Universidade Positivo - Paraná - Brasil
Giulia Moraes Kloster, Edisom Paula Brum, Christine Lima Albuquerque, Gabriela S Martini, Gabriella Maria Favero