Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Ectopia Pancreática na Vesícula Viliar: Relato de 3 Casos

Fundamentação/Introdução

O pâncreas ectópico é uma anomalia do desenvolvimento caracterizada por tecido pancreático em topografia anômala. Sua apresentação clínica, quando sintomática, pode representar um desafio.

Objetivos

Descrever 3 casos de heterotopia pancreática em via biliar.

Delineamento e Métodos

Avaliação retrospectiva de 3 casos de pâncreas ectópico diagnosticados em estudo histopatológico. Dados obtidos a partir do prontuário dos pacientes.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Caso 1: Mulher de 49 anos submetida à colecistectomia videolaparoscópica eletiva por colelitíase, sem registros prévios de atendimento hospitalar. O exame microscópico da vesícula biliar evidenciou infiltrado inflamatório mononuclear, fibrose e tecido pancreático junto ao ducto hepático, caracterizando colecistite crônica e heterotopia pancreática.
Caso 2: Mulher de 56 anos procurou atendimento emergencial com queixa de dor abdominal difusa, náuseas e vômitos há mais de 12 horas. Tratamento sintomático e liberação com orientações. Retorno ao hospital após 2 dias com a persistência dos sintomas. Exames laboratoriais evidenciaram alteração de transaminases e discreto aumento de amilase e lipase. A ultrassonografia abdominal mostra colelitíase, seguindo-se colecistectomia videolaparoscópica. Exame histopatológico revelou nódulo de tecido pancreático em ducto cístico.
Caso 3: Mulher de 44 anos recebida no pronto-atendimento com dor em hipocôndrio direito e náuseas. Tratamento sintomático e alta com orientações. Após 1 mês de persistência dos sintomas, retornou ao hospital, identificando-se colelitíase ao exame de ultrassom. Após 6 meses de sintomas, consentiu no tratamento cirúrgico. O exame histopatológico identifica tecido pancreático em vesícula biliar. Em todos os casos houve boa evolução e alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia.

Conclusões/Considerações Finais

As ectopias pancreáticas são anomalias raras que podem ocorrer em qualquer faixa etária. Usualmente assintomáticas, mas quando clínicas cerca de 30% das ectopias mimetizam quadro semelhante ao das moléstias do órgão acometido. Os locais mais comuns de envolvimento são duodeno, estômago e jejuno. Diagnóstico sempre histopatológico, em material de biópsias ou no contexto de cirurgia por outra patologia, como ocorreu nos 3 casos descritos. Apesar de sua raridade e curso indolente, a ectopia pancreática é um achado digno de discriminação, sendo importante como diagnóstico diferencial, bem como nas situações em que a anomalia possa ser de natureza neoplásica.

Palavras-chave

Pâncreas. Ectotopia. Via biliar.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da Região de Joinville - Santa Catarina - Brasil

Autores

Wagner Mariano Jardim, Maria Clara Colin, Fábio Antônio Tironi, Leonora Zozula Blind Pope, Cícero Prado Sampaio