Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA FREQUÊNCIA DOS FATORES DE RISCO CLÁSSICOS DE EVENTOS CARDIOVASCULARES EM PACIENTES COM SÍNDROME DE SJÖGREN

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Sjögren é uma doença crônica autoimune sistêmica com comprometimento das glândulas salivares e lacrimais. Seu acometimento sistêmico já foi demonstrado em vários estudos, porém a associação com eventos cardiovasculares ainda não está bem definida.

Objetivos

Avaliar os fatores de risco cardiovasculares clássicos em pacientes com Síndrome de Sjögren e sua associação com manifestações clínica e presença de autoanticorpos.

Delineamento e Métodos

Estudo caso-controle retrospectivo em 190 pacientes; 95 pacientes com Síndrome de Sjögren, de ambos os sexos, pareados por idade e sexo, com 95 controles. Os dados foram analisados no aplicativo Stata v10, tendo sido analisada a normalidade das variáveis e aplicado o teste de t de Student e 2. Feito OR (IC 95%).

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Em relação aos fatores de risco o hábito do tabagismo foi mais frequente entre pacientes com Síndrome de Sjögren (p=0,008); Por outro lado, o HDL foi mais elevado nos pacientes com Síndrome de Sjögren (p=0,032) e DM foi menos frequente (p=0,017). Os pacientes tabagistas apresentaram mais artrite (p=0,0002) e pacientes em uso de estatina apresentaram mais xeroftalmia (p=0,019). Apesar de apresentar uma frequência maior de eventos cardiovasculares nos pacientes com Síndrome de Sjögren, isso não se mostrou significante (p=0,15).

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo confirma que pacientes com Síndrome de Sjögren têm com frequência o hábito de fumar. Nosso estudo demostrou uma frequência menor de Diabetes Mellitus em Síndrome de Sjögren. E um nível mais elevado de HDL. Na associação entre os fatores de risco cardiovasculares com as manifestações clínicas e os autoanticorpos, vimos que pacientes com Síndrome de Sjögren tabagistas apresentaram com maior frequencia artrite, enquanto os que fazem o uso de estatina apresentam mais xeroftalmia.

Palavras-chave

Síndrome de Sjögren, doenças cardiovasculares, fatores de risco.

Área

Clínica Médica

Autores

Tiago Guilherme Floss, Eduardo Rosa de Oliveira, Glaucio Ricardo Werner de Castro, Layo Nikson Oliveira Lima Queiroz, Ivânio Alves Pereira