Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

VANTAGENS DA AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA E MANOMÉTRICA DE ADULTOS PORTADORES DE EVACUAÇÃO OBSTRUÍDA.

Fundamentação/Introdução

A constipação crônica é uma das causas mais comuns de transtorno do trato digestivo. Vários são métodos utilizados para diagnosticar tais alterações. A eletromanometria anorretal é um importante método que avalia funcionalmente o aparelho esfincteriano. A ultrassonografia anorretal avalia a anatomia do aparelho esfincteriano, enquanto a modalidade de ultrassonografia dinâmica tridimensional possibilita comparar os graus de retocele, anismus e intussuscepção, além disso, auxilia a visualização de diferentes posições anorretais envolvidas na defecação, determinando a magnitude da disfunção anorretal.

Objetivos

Avaliar pacientes portadoras de Evacuação Obstruída utilizando a eletromanometria anorretal (MAR) e ultrassonografia anorretal dinâmica tridimensional (US-3D)

Delineamento e Métodos

Estudo prospectivo de 30 mulheres adultas com sintomas de evacuação obstruída (EO) provenientes do Ambulatório do Hospital São Lucas, Cascavel; Paraná, de 2010 a 2014. Considerou-se como constipação crônica pontuações acima de oito no Escore de Constipação da Cleveland Clinic (ECW). Todos os pacientes foram submetidos a MAR e a US-3D por examinadores diferentes que desconheciam o resultado de cada exame. Pacientes foram divididos em dois grupos de 15 pacientes de acordo com os resultados da US-3D, separando-os em presença ou ausência de lesão esfincteriana.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A média de idade do grupo I: 60 anos, média de 3 partos vaginais e ECW de 14. A média da Pressão de Repouso: 48mmhg. A média da Pressão de Contração: 96mmhg. Neste grupo foi observado à US-3D, lesão do Esfíncter Anal Externo em 10 pacientes e lesão esfincteriana mista em 3. A média de idade do grupo II: 53 anos, com média de 1 parto vaginal e ECW de 11. A média da PR: 59mmhg. A média da PC: 131mmhg. Nos resultados à US-3D, 6 pacientes apresentavam prolapso mucoso-hemorroidário, 14 foram diagnosticadas com retocele e 4 com intussuscepção.

Conclusões/Considerações Finais

A MAR e US-3D são exames úteis e complementares na avaliação diagnóstica de pacientes portadoras de evacuação obstruída, permitindo melhor direcionamento à terapia necessária.

Palavras-chave

Evacuação Obstruída. Eletromanometria Anorretal. Ultrassonografia Anorretal Dinâmica Tridimensional

Área

Clínica Médica

Autores

Jorge Manuel Rodrigues Oliveira Filho, Doryane Maria dos Reis Lima, Marina Ochoa Ughini, Regina Maria Roman, Charles Alencar Marx