Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Hematoma retroperitoneal espontâneo em paciente usuário de AAS; um relato de caso

Fundamentação/Introdução

O hematoma retroperitoneal espontâneo decorre de extravasamento de sangue no compartimento retroperitoneal sem ocorrência de trauma externo, manobra endourologica ou endovascular. Nesses casos, qualquer atraso na terapia pode levar a isquemia, bem como choque irreversível e falência orgânica múltipla. Sendo assim, é essencial à rápida identificação da causa, bem como a correção ou minimização do déficit volêmico.

Objetivos

Analisar um caso de hemorragia retroperitoneal espontânea em paciente usuário de AAS.

Delineamento e Métodos

Revisão da literatura nas bases de dados MEDLINE e SciELO sobre hematoma retroperitoneal espontânea e discussão de caso do referido sangramento em usuário de AAS.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

JAM, 72 anos, hipertenso, diabético, com histórico de PTCA em 2002 e AVE em 2012; em uso de AAS, valsartana e carvedilol. Admitido em pronto atendimento em 06/07 com queixa de dor abdominal e evacuações líquidas de início em 05/07. Realizada revisão laboratorial a qual foi inconclusiva, sendo liberada para domicílio. Negava comemorativos infecciosos e traumas. Retornou ao atendimento em 07/07 para consulta, quando apresentou síncope.Evoluiu com rebaixamento do sensório, com necessidade de intubação orotraqueal, evoluindo com choque pôs indução em sequência rápida, com necessidade de altas doses de drogas vasoativas. Revisão laboratorial evidenciou queda hematimetrica de 4 pontos, quando comparado a admissão. TC de abdome evidenciou massa retroperitoneal. Encaminhado ao bloco cirúrgico para laparotomia exploratória que com diagnóstico intrraoperatório dehematoma com pequena lesão sangraste em corpo do pâncreas.

Conclusões/Considerações Finais

A hemorragia retroperitoneal espontânea tem como causas mais frequente hemorragias de causa renal, sendo a principal as de origem tumoral. Apesar de bem documentado a ocorrência de hemorragia retroperitoneal associada ao uso de anticoagulantes( incidência variando entre 0-0,6%), eventos associados ao uso de antiagregantes são menos frequentes. O uso destes parece não estar envolvido na gênese do sangramento, mas atuar em sua perpetuação. Desta forma acredita-se que seja necessária lesão prévia para justificar a formação do hematoma. Tal sangramento é evento grave ao qual estão mais expostos pacientes em anticoagulação, com aumento dos riscos associados ao volume de sangramento entre pacientes em uso de antiamericanas. Diante da alta mortalidade associada a este evento, é essencial vigilância ativa de pacientes que apresentam queda hematimetrica sem fator etiológico definido.

Palavras-chave

Hematoma retroperitoneal espontânea - AAS - trauma

Área

Clínica Médica

Autores

Marilucy Oliveira Santos, Cassia Rafaela Leão Brito, Matheeus Donola Carvalho Castro, Gleyson Henrique dos Santos Pena Lanza, Leonardo Arruda Moraes Raso