Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Vasculite cerebral e artrite reumatoide, relato de caso

Fundamentação/Introdução

A artrite reumatóide é uma doença auto-imune que acomete o tecido sinovial, caracterizada por poliartrite simétrica periférica, levando a um processo de inflamação crônica local e posterior destruição óssea com deformidade articular. Além da lesão articular, essa doença pode se manifestar com acometimentos extra articulares, podendo estar presentes em até 40% dos casos. As manifestações extra-articulares mais frequentes incluem quadros cutâneos, oculares, pleuropulmonares, cardíacos, hematológicos, neurológicos e metabólicos. O trabalho a ser exposto relata um caso clínico de vasculite cerebral associado a artrite reumatoide fazendo uma revisão breve da literatura sobre o assunto.

Objetivos

Expor e discutir sobre complicações menos frequentes associadas a artrite reumatoide que estão associadas a um pior prognóstico destacando-se a vasculite reumatoide fazendo uma revisão literária breve sobre o assunto.

Delineamento e Métodos

Revisão de prontuário e pesquisa bibliográfica.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Relato de um caso clínico acompanhado no Hospital Alcides Carneiro durante internação de um paciente de 64 anos, masculino e com história pregressa de artrite reumatoide, em investigação de quadro de monoparesia em membro superior esquerdo associado a quadro de disartria súbitos. Após investigação clínica com afastamento de outras causas de acidente vascular encefálico associado a altos valores nas titulações de VHS, anticorpos anti-FR e anti-CCP foi optado por tratamento com dexametasona 8mg/dia e metrotexate 7,5mg/semana com melhora clínica do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

Complicações extra articulares da artrite reumatoide como a vasculite reumatoide, são menos frequentes, porém devemos estar sempre atentos a essa associação. A importância de um diagnóstico bem realizado através da anamnese e exames físicos complementares ajudam para que o tratamento correto instituído seja realizado o mais breve possível, visto que as complicações causadas pelo quadro são graves alterando morbimortalidade dos pacientes afetados.

Palavras-chave

vasculite cerebral, artrite reumatóide, doença auto-imune,

Área

Clínica Médica

Autores

Larissa Vieira Tavares dos REIS, Bruno Alvim Carvalho ARAÚJO, Fernanda Paula Féres Rios da COSTA, Rodrigo Saraiva Pinto Paiva GOUVEIA, Vinícius Lúcio de SOUSA