Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Sarcoidose Pulmonar e Renal: Relato de Caso.

Fundamentação/Introdução

A sarcoidose é uma doença multissistêmica e caracteriza-se por infiltração tecidual de granulomas não caseosos acometendo principalmente os pulmões, tecidos linfáticos, pele, olhos e fígado, podendo envolver qualquer órgão. Tem distribuição mundial não uniforme, de maior prevalência na Suécia, em torno de 64/100000 habitantes.

Objetivos

Caso clínico que necessita de investigação diante de um paciente com queixa de dispnéia.

Delineamento e Métodos

Estudo tipo relato de caso.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente masculino, 40 anos, hígido, iniciou com dispnéia progressiva associada à hiporexia, tosse seca e emagrecimento há 10 meses. Ao exame apresentava ausculta respiratória com estertores creptantes em base esquerda. Realizado tomografia computadorizada (TC) de tórax que mostrou consolidações pulmonares bilaterais, associado a nódulos com distribuição e predomínio perilinfático e espessamento nodular do feixe peribroncovascular, com derrame pleural moderado bilateral. A broncoscopia com biópsia transbrônquica evidenciou processo inflamatório crônico granulomatoso sem evidencia de necrose. Pesquisa para micobactérias, bactérias e fungos negativas. Sorologias negativas para hepatites e HIV. Afastadas doenças intersticiais pulmonares. Realizou ecocardiograma, fundo de olho e calciúria de 24 horas para rastreio de sarcoidose extra-pulmonar, com cálcio urinário aumentado. Recebeu diagnóstico de sarcoidose pulmonar e renal. Iniciado prednisona 40mg/dia e cloroquina. Após 2 meses se encontrava assintomático. Em um ano não apresentou recidiva, com melhora significativa à TC de tórax. A relativa demora até o esclarecimento do diagnóstico da doença ocorreu, neste caso, até a procura de um especialista, mas se deve pensar em sarcoidose no diagnóstico diferencial de doenças granulomatosas. O caso relatado mostra uma resposta significativa ao tratamento e com reversibilidade completa dos sintomas, evidenciando a importância da sarcoidose pulmonar como diagnóstico diferencial entre as doenças pulmonares granulomatosas além de tuberculose e as outras doenças intersticiais devido à sua grande reversibilidade com uso de medicação imunossupressora.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico de sarcoidose pulmonar requer alto nível de suspeição, pois se apresenta como a maioria as doenças respiratórias. Apresenta boa resposta à terapêutica imunossupressora, sendo decisivo para a reversibilidade dos sintomas e da melhora da qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave

Sarcoidose renal; sarcoidose pulmonar

Área

Clínica Médica

Autores

TALITA DE ANDRADE SANTOS MOLINA, LÍVIA VALÉRIO SANCHES, SOLANGE DE MORAIS MONTANHA, WALID KHALED OMAIS, ANELISE VILELA MARTINS DE OLIVEIRA MATOS