Sarcoidose Pulmonar e Renal: Relato de Caso.
A sarcoidose é uma doença multissistêmica e caracteriza-se por infiltração tecidual de granulomas não caseosos acometendo principalmente os pulmões, tecidos linfáticos, pele, olhos e fígado, podendo envolver qualquer órgão. Tem distribuição mundial não uniforme, de maior prevalência na Suécia, em torno de 64/100000 habitantes.
Caso clínico que necessita de investigação diante de um paciente com queixa de dispnéia.
Estudo tipo relato de caso.
Paciente masculino, 40 anos, hígido, iniciou com dispnéia progressiva associada à hiporexia, tosse seca e emagrecimento há 10 meses. Ao exame apresentava ausculta respiratória com estertores creptantes em base esquerda. Realizado tomografia computadorizada (TC) de tórax que mostrou consolidações pulmonares bilaterais, associado a nódulos com distribuição e predomínio perilinfático e espessamento nodular do feixe peribroncovascular, com derrame pleural moderado bilateral. A broncoscopia com biópsia transbrônquica evidenciou processo inflamatório crônico granulomatoso sem evidencia de necrose. Pesquisa para micobactérias, bactérias e fungos negativas. Sorologias negativas para hepatites e HIV. Afastadas doenças intersticiais pulmonares. Realizou ecocardiograma, fundo de olho e calciúria de 24 horas para rastreio de sarcoidose extra-pulmonar, com cálcio urinário aumentado. Recebeu diagnóstico de sarcoidose pulmonar e renal. Iniciado prednisona 40mg/dia e cloroquina. Após 2 meses se encontrava assintomático. Em um ano não apresentou recidiva, com melhora significativa à TC de tórax. A relativa demora até o esclarecimento do diagnóstico da doença ocorreu, neste caso, até a procura de um especialista, mas se deve pensar em sarcoidose no diagnóstico diferencial de doenças granulomatosas. O caso relatado mostra uma resposta significativa ao tratamento e com reversibilidade completa dos sintomas, evidenciando a importância da sarcoidose pulmonar como diagnóstico diferencial entre as doenças pulmonares granulomatosas além de tuberculose e as outras doenças intersticiais devido à sua grande reversibilidade com uso de medicação imunossupressora.
O diagnóstico de sarcoidose pulmonar requer alto nível de suspeição, pois se apresenta como a maioria as doenças respiratórias. Apresenta boa resposta à terapêutica imunossupressora, sendo decisivo para a reversibilidade dos sintomas e da melhora da qualidade de vida do paciente.
Sarcoidose renal; sarcoidose pulmonar
Clínica Médica
TALITA DE ANDRADE SANTOS MOLINA, LÍVIA VALÉRIO SANCHES, SOLANGE DE MORAIS MONTANHA, WALID KHALED OMAIS, ANELISE VILELA MARTINS DE OLIVEIRA MATOS