Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PERFIL LIPÍDICO E GLICÍDICO DE MORADORES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTA MARIA, OESTE DO PARÁ

Fundamentação/Introdução

Analisar o perfil lipídico e glicêmico é prática comum para validar o diagnóstico clínico de diversas patologias. Além disso é de extrema importância para a prevenção de diversas doenças crônicas não transmissíveis, tendo em vista que a regulação das concentrações sanguíneas de lipídios e glicose sofre a influência de vários hormônios e tecidos do corpo humano, e qualquer alteração funcional nestes está relacionada também com a etiologia de endocrinopatias.

Objetivos

O presente trabalho objetivou derterminar a prevalência de dislipidemias e alterações glicêmicas entre os moradores de uma comunidade quilombola em Santarém, Pará, e comparar com a de outras populações, devido a alta incidência de síndrome metabólica em populações quilombolas desta região constada em outras pesquisas.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e retrospectiva na qual foram analisados exames laboratoriais de materiais biológicos coletados de 30 indivíduos moradores da comunidade. Destes, 22 se adequaram aos critérios de inclusão e exclusão, e foram utilizados para avaliação dos resultados.Os dados foram tabulados e tratados descritivamente em planilhas eletrônicas do programa Excel® (Microsoft for Windows-2013).

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Entre estes pacientes 41% são homens, 59% mulheres. 6 pacientes são adultos entre 20 e 30 anos, 13 tem entre 30 e 55 anos e 3 a cima de 55. Identificou-se alta incidência de dislipidemia na populacão da comunidade de Santa Maria, principalmente graças a baixos valores de HDL-c em 94,45% dos seus habitantes. Outros valores do perfil lipídico desta amostra populacional se equiparavam ao de populações de mesma faixa etária de outras pesquisas. Conforme o critério de diagnóstico aceito pela Organização Mundial da Saúde 54,54% eram indivíduos normoglicêmicos, 27,27% pré-diabéticos e 18,18% diabéticos, o que está na proporção média de populações historicamente urbanas.

Conclusões/Considerações Finais

Considerando o alarmante índice de dislipidemia do tipo HDL baixo, cabe aos gestores e profissionais da saúde desta região o aprimoramento do acesso e da qualidade dos serviços de saúde, especialmente no fortalecimento e na qualificação da atenção primária, com ênfase em medidas conservadoras como educação nutricional, acompanhamento dietético e incentivo a prática de atividade física de forma a auxiliar na perda e manutenção de peso corporal ideal para os pacientes.

Palavras-chave

Dislipidemia, Síndrome Metabólica, Perfil lipídico e glicídico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil

Autores

Gabriel Moraes Ramos, Juarez Souza, Kananda Kesye Sousa Nunes, Iasmin Maria Oliveira Castro, Victoria Rodrigues Bastos