Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

TÍTULO: RELATO DE CASO: Encefalopatia de Wernicke como evolução da má abordagem de desidratação pós-vômitos em mulher grávida.

Fundamentação/Introdução

FUNDAMENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: Encefalopatia de Wernicke é uma síndrome potencialmente reversível, pela deficiência de tiamina, complicação rara na hiperêmese gravídica (45 casos até 2008).

Objetivos

OBJETIVOS: Enfatizar a importância do atendimento médico integral; relatar encefalopatia de Wernicke decorrente de causa incomum e mostrar benefícios da terapia com tiamina.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO E MÉTODOS: estudo descritivo básico (relato de caso): coleta de informações em prontuário “sistema MV” e revisão bibliográfica em bases de dados (“BVS” e livros).

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

RESULTADOS: B.G.S., 21 anos, hígida, em sua 1ª gestação (16ª semana), admitida pela Clínica Médica com sonolência e turvação visual há minutos, associados a vômitos incoercíveis (10 vezes/dia) há 40 dias. Nega etilismo ou tabagismo. Os vômitos motivaram 4 internações prévias, abordados até mesmo como pancreatite. Ao exame, hipertensa, taquicárdica, eupneica, afebril, desidratada grave. Exame neurológico: disfásica, confusa, nistagmo multidirecional e não suprimível, “mãos em garra”, marcha atáxica. Rotina sérica: hiponatremia, hipocalemia e hipomagnesemia. Sorologias negativas. Ultrassom obstétrico: formação cística em abdome fetal com vascularização periférica e afilamento cortical cerebral. Ressonância magnética de crânio: imagens de hipersinal nas sequências difusão, T2 e FLAIR, sem efeito expansivo, simétricas, na parte medial dos tálamos, adjacentes ao 3º e teto do 4º ventrículos, periaquedutal e nos corpos mamilares, sugerindo encefalopatia de Wernicke. Iniciada Tiamina endovenosa 1,5 gramas/dia. No 3º dia, diagnosticado aborto em nova avaliação da vitalidade fetal (eliminação espontânea do concepto). Alta hospitalar no 7º dia, assintomática. Mantida Tiamina 300 miligramas/dia, via oral, por 6 meses.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÕES/CONSIDERAÇÕES FINAIS: O humano é um ser integral e o médico deve estar apto para uma avaliação ampla deste, mesmo que fuja à sua especialidade, evitando assim temidos desfechos. A encefalopatia de Wernicke ocorre por deficiência de tiamina, principalmente em etilistas, manifestando-se com nistagmo, ataxia e confusão mental. A ocorrência de vômitos incoercíveis, como na hiperêmese gravídica, leva à espoliação da vitamina B1 e, a não abordagem precoce, pode cursar com tal rara e tardia complicação neurológica. Felizmente, tal síndrome é potencialmente reversível com a reposição da tiamina. Portanto, o manejo de vômitos repetitivos deve ser rápido e oportuno para que a estabilidade clínica do paciente seja assegurada.

Palavras-chave

PALAVRAS CHAVES: Encefalopatias; Wernicke; Hiperêmese Gravídica; Deficiência de Tiamina.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Bases de São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil, Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga - São Paulo - Brasil

Autores

Kemps Hostalacio Brito, Amanda Carla Tosta Vieira, Marcos Eduardo dos Santos Dotto, Mariana Catarucci Maturana, Chaudes Ferreira da Silva Junior