CORRELAÇÃO DO RDW DE PACIENTES COM IAM COM SUPRADESNÍVEL DO SEGMENTO ST, O FLUXO CORONARIANO, O TAMANHO DO INFARTO E A FUNÇÃO VENTRICULAR APÓS ANGIOPLASTIA
RDW é um parâmetro laboratorial que mede o índice de anisocitose, sua elevação pode estar relacionada com a inflamação, a qual é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento da Síndrome Coronariana do Fluxo Lento (SCFS) após angioplastia. O tamanho do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é fruto do dano isquêmico e da injúria de reperfusão.
Correlacionar o RDW da admissão e após 72 horas de pacientes que apresentam IAM com supradesnível do segmento ST, o fluxo coronariano, o tamanho do infarto e a função ventricular após angioplastia. Associar o RDW da admissão e após 72 horas com o envolvimento da parede anterior e com desfechos negativos como trombose, reestenose e óbito.
Métodos: Estudo observacional transversal com 81 pacientes admitidos na emergência, no período de abril de 2013 a junho de 2014. Foram incluídos os pacientes: com idade acima de 18 anos; dor torácica sugestiva IAM em menos de 12 horas; eletrocardiograma com elevação do segmento ST maior ou igual a 0,2 mV em duas derivações consecutivas e com angioplastia primária programada. O fluxo coronariano foi avaliado através do TIMI FRAME COUNT na admissão e após 72 horas. O tamanho do infarto foi avaliado pela área sob a curva de CK, CK-MB massa, troponina I e o pico dos mesmos marcadores. A Ecocardiografia foi utilizada para identificar o envolvimento da parede anterior e quantificar a fração ventricular de ejeção esquerda (FEVE) em até 72 horas e após 3 meses. A rotina laboratorial incluiu: RDW na admissão e em 72 horas, além de coleta de CK, CK-MB massa e troponina I a cada 6 horas até 72 horas. O estudo foi uma análise post hoc do ensaio clínico TETHYS, com nível de significância de p<0,05.
A média de idade dos pacientes foi de 59 anos. Destes, 72,8% eram do sexo masculino. Ao correlacionar o RDW da admissão com o tamanho do IAM avaliado pelo pico de CK-MB massa, observou-se uma fraca correlação negativa significativa, r= -0,15(p=0,04). Já em relação ao RDW de 72 horas a correlação não foi significativa. Os outros parâmetros utilizados para medir a área do IAM não apresentaram correlação significativa com RDW. Não foram encontradas correlações significativas entre o RDW com o fluxo coronariano nem com a FEVE. Não foi encontrada associação significativa do RDW com os defechos negativos nem com o envolvimento da parede anterior.
Um valor aumentado de RDW na admissão tem correlação com o tamanho do IAM avaliado pelo pico de CK-MB massa.
RDW, IAM, Angioplastia, SCFS, FEVE
Clínica Médica
Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Bruna Morais Barbosa, Daniel Medeiros Moreira, Gustavo Henrique Bregagnollo, Roberto Léo Silva, Tammuz Fattah