Perfil Epidemiológico dos acidentes ofídicos atendidos no Hospital de Referência de Porto Nacional Tocantins (2013-2014)
O acidente ofídico é um problema de saúde pública no Brasil, devido a alta prevalência e gravidade do quadro. O estado do Tocantins figura entre as maiores incidências do país neste agravo, o Município de Porto Nacional é referência para vários outros municípios na região central do estado.
Descrever as características epidemiológicas dos acidentes ofídicos atendidos no Hospital de Referência de Porto Nacional, que é referência para muitos municípios circunvizinhos, realizando levantamento da situação para posteriores ações no sentido de minimizar estes acidentes e diminuir as sequelas causadas.
Estudo epidemiológico, descritivo, retrospectivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado no Hospital de Referencia de Porto Nacional através da coleta de dados dos prontuários de pacientes com acidente ofídico.A população estudada foram os pacientes internados no período de Janeiro de 2013 á dezembro de 2014, ressaltando os dados de tipo de acidente, gravidade, sexo,idade,procedência,local da picada e atividade laboral.
No período estudado foram atendidos 48 pacientes vitimas de acidente ofídico, 26 casos em 2013 e 22 em 2014.
Quarenta e três casos(89,5%) de do tipo botrópico,dos quais 88,5% classificados como leve, 6,9 % moderado e 4,6 % grave.
Houveram cinco acidentes Crotálicos(10,4% do total) dos quais 80% foram leves e 20% graves.
Houve predominância do sexo masculino(90%),com idade entre 25-45 anos(62,5%) bem como da procedência da zona rural de cidades circunvizinhas(66,6%)
A principal atividade laborativa envolvida nos acidentes foi a de trabalhador rural(41,6%) seguido pelos acidentes em momento de lazer(25%)
O local mais acometido foram os membros inferiores(83%).
A maioria dos acidentes(83%) ocorreram nos meses de outubro á março, que coincide com período de maior precipitação de chuvas nessa região.
Paciente oriundo da zona rural,sexo masculino, entre 25-40 anos de idade acometido durante atividade laboral no período chuvoso por serpente do gênero bhotrops foi a vitima preferencial deste tipo de acidente. A aplicação de atividades educativas preventivas como uso de calças e botas, alem de alerta à população que se utiliza desses ambientes como fonte de lazer podem reduzir sua incidência.
Destinar equipes de saúde treinadas e equipadas nos municípios circunvizinhos agilizaria o atendimento a essas vitimas,reduzindo o tempo de administração do tratamento adequado, minimizando assim suas possíveis complicações.
Acidente ofídico, Hospital de referência, Porto Nacional, Estudo Epidemiológico, Tocantins
Clínica Médica
IPEN - São Paulo - Brasil, ITPAC PORTO - Tocantins - Brasil, SESAU-TO - Tocantins - Brasil
Cristiano da Silva Granadier, Nanci do Nascimento, Astério Souza Magalhães Filho, Valcirlei Araújo, Renato Rezende