Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

NEOPLASIA INTRAEPITELIAL CERVICAL: CONCORDÂNCIA ENTRE OS RESULTADOS COLPOCITOLÓGICOS E HISTOPATOLÓGICOS CERVICAIS EM UMA CIDADE NO SUL DO BRASIL.

Fundamentação/Introdução

O câncer de colo de útero é a segunda neoplasia maligna de maior prevalência nas mulheres brasileiras. Um rastreamento adequado é indispensável, pois este tipo de câncer, quando detectado precocemente, tem potencial de cura em praticamente 100%. No Brasil, a citologia cervical é o método de rastreamento preconizado para o câncer de colo do útero. É bem conhecida a possibilidade de a citologia subestimar a gravidade de uma lesão (a porcentagem de falsos-negativos deste exame varia de 1,5% a 55%).

Objetivos

encontrar a relação entre o diagnóstico citológico e o histopatológico nas neoplasias intraepiteliais cervicais diagnosticas em Tubarão- SC

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal comparativo. Para a análise de concordância entre a citologia e histopatologia, foram selecionadas 229 pacientes com citologias compatíveis com neoplasia intraepitelial cervical graus I, II e III/carcinoma in situ (no período de 2000-2013) – as quais havia disponibilidade dos laudos cito e histopatológicos para comparação nos laboratórios de patologia da cidade de Tubarão. Os dados foram obtidos a partir de análise dos bancos de dados disponíveis nas instituições. Foram utilizados O teste T de Student, o teste do qui quadrado – o p foi considerado estatisticamente significante quando <0,05. A concordância foi analisada pelo coeficiente Kappa (K) com intervalo de confiança (IC) a 95%. Em todas as etapas da análise, se adotou um nível de significância de 5%.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A concordância para NIC 1 foi de 61,9%; para NIC 2 foi de 29,6% enquanto para NIC 3 foi de 87%. O Kappa geral do teste citológico foi 0,38 – valor este que classifica a concordância como fraca. A sensibilidade do citopatológico foi de 90,57% para NIC 1; 13,11% para NIC 2 e 65,57% para NIC 3. A especificidade foi de 51,64% para NIC 1; 88,62% para NIC 2 e 96,41% para NIC 3. A precisão diagnóstica foi de 69,74%; 68,42% e 88,16% para NIC 1, NIC 2 e NIC 3 respectivamente. O kappa individual foi de 0,4 para NIC 1; 0,2 para NIC 2 e 0,67 para NIC 3.

Conclusões/Considerações Finais

Conclui-se que o citopatológico é um exame limitado, apesar de ser utilizado há muito tempo e em diversos países como método de rastreamento para o câncer de colo uterino e suas lesões precursoras. Os resultados obtidos em Tubarão-SC apresentaram fraca concordância entre a citologia e a histologia, resultado este inferior ao padrão nacional, indicando a necessidade de novos estudos para esclarecer os motivos desta baixa concordância e promover ações de saúde a fim de diminuir o índice de subdiagnóstico.

Palavras-chave

neoplasia intraepitelial cervical
screening
câncer cervical

Área

Clínica Médica

Autores

TIELE ALMEIDA MATTJIE, Flavio Ricardo Liberali Magajewski, Paula Souza Gomes, Renata Villas Boas Tosato, Nathalia Paula Sant'ana