Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

PÊNFIGO VULGAR: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Pênfigo é uma designação de um conjunto de patologias raras, que cursam, fundamentalmente, com a formação de bolhas na pele e em mucosas, decorrentes de reação auto-imune. Pênfigo vulgar é um dos tipos de pênfigo e apresenta rara incidência, acometendo, principalmente, pessoas entre 50-60 anos e não há predileção por sexo.

Objetivos

Este trabalho tem como intuito a abordagem de relevantes subsídios para identificação e o diagnóstico precoce do pênfigo vulgar, visando o melhor controle da doença, assim como o alcance de um prognóstico mais favorável.

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

S.B, gênero masculino, branco, 47 anos, foi avaliado em Pronto Atendimento de um hospital na região da Serra Gaúcha, apresentando úlceras rasas em palato mole e lábios, associadas a placas esbranquiçadas com mucosa oral eritematosa e dolorosa em palato mole e duro, concomitantemente com odinofagia e disfagia a sólidos, tendo início das lesões há 4 anos. Apresentou, em associação, lesões cutâneas vesículo-bolhosas exsudativas em tronco, membros superiores e nádegas com leve prurido associado. Realizou endoscopia digestiva alta com biópsia nas lesões orais, a qual constatou a presença de candidíase esofágica. Paciente internou para o tratamento das lesões orais e para investigação do quadro apresentado. Anatomo-patológico realizado 15 dias após diagnosticou pênfigo vulgar. Iniciou o tratamento com prednisona em doses imunossupressoras e, após 3 meses, internou em leito de Unidade de Terapia Intensiva devido à neutropenia febril. Posteriormente, evoluiu para óbito com a presença de outras infecções associadas.

Conclusões/Considerações Finais

O pênfigo vulgar é caracterizado por acometer mucosas e suas lesões orais se apresentam como úlceras aftosas, que evoluem para erosões extensas e dolorosas, estendendo-se ao longo da cavidade bucal. As lesões cutâneas primárias do pênfigo vulgar apresentam-se como bolhas flácidas que sofrem rotura de forma rápida, gerando dolorosas erosões. O diagnóstico é suspeitado pela clínica, mas deve sempre ser confirmado pela biópsia. O tratamento do pênfigo vulgar, baseia-se no uso de corticoides sistêmicos, como a prednisona e imunomoduladores, tais como azatioprina ou ciclofosfamida, permitindo, dessa forma, administração de doses menores de corticoide.

Palavras-chave

Pênfigo; Pênfigo vulgar; Lesões veículo-bolhosas; Candidíase esofágica;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Beneficiente São Carlos - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Vinícius Oliveira Nitz, Thairine Reis de Oliveira, Karine Cappelletti, Aloir Neri de Oliveira Júnior, Viviane Buffon