Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Hipertensão Pulmonar em Pacientes Portadores de HIV: Relato de Dois Casos e Revisão da Literatura

Fundamentação/Introdução

A hipertensão pulmonar (HP) é uma entidade rara, geralmente de diagnóstico tardio, a qual tem diversas etiologias possíveis e causa repercussão clínica importante, especialmente devido à sobrecarga do ventrículo direito. Pacientes portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV), possuem hipertensão pulmonar como complicação em 0,5% dos casos, cerca de 12 vezes maior que na população em geral.

Objetivos

Relatar 2 casos de hipertensão pulmonar em pacientes portadores de HIV acompanhados em nosso serviço.

Delineamento e Métodos

Relato de dois casos de pacientes acompanhados no ambulatório de hipertensão pulmonar no período de 2007 a 2014, sendo os dados obtidos através da entrevista aos pacientes e revisão sistemática dos prontuários.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

DSO, 50 anos, sexo feminino, diagnóstico de HIV aos 40 anos e de hipertensão pulmonar aos 45 anos de idade, apresentando dispnéia como sintoma principal. No momento do diagnóstico, a pressão sistólica da artéria pulmonar (PSAP) era de 74 mmHg pelo ecocardiograma e de 81 mmHg pelo cateterismo cardíaco direito, com uma classe funcional de 2. Instituído tratamento com sildenafil concomitantemente com o diagnóstico da HP e, atualmente, o paciente se encontra em classe funcional 4.
PVS, 37 anos, diagnóstico de HIV aos 20 anos de idade e de hipertensão pulmonar aos 30 anos, apresentando dispnéia como principal sintoma. No diagnóstico possuía classe funcional 2, sua PSAP era de 56 mmHg pelo ecocardiograma e de 73 mmHg pelo cateterismo. Além disso, a pressão pulmonar capilar (CWP) era de 7 mmHg. Instituído tratamento com sildenafil em 2008 e associação com bosentana em 2014. No momento, se encontra em classe funcional 3.

Conclusões/Considerações Finais

Os casos relatados condizem com a literatura em dados como a expectativa de vida após o diagnóstico, início da terapia antiretroviral e terapêutica específica para hipertensão pulmonar. No entanto, houve disparidade entre o tempo de aparecimento dos sintomas pulmonares a partir da detecção do HIV, que foi maior nos pacientes estudados em relação à literatura vigente.

Palavras-chave

hipertensão pulmonar, HIV, relato de caso

Área

Clínica Médica

Instituições

HC UNICAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Luis Gustavo da Silva Oliveira, Marina Zaponi Melek, Paulo Roberto Araujo Mendes, Monica Corso, Cassia Feitosa