Remissão endoscópica da Doença de Crohn a partir de terapia com imunobiológico: relato de caso
A Doença de Crohn (DC) é um processo inflamatório de qualquer segmento do tubo digestivo, boca ao ânus, acometendo de forma heterogênea. Os locais mais agredidos são íleo distal (ileíte) e cólon ascendente. Apesar de ter uma evolução crônica, cursa com períodos de melhora clínica, podendo chegar ate a remissão total da doença, através do diagnostico precoce e terapia imunobiológica.
Remissão endoscópica da atividade inflamatória na DC com o uso de imunomoduladores.
Estudo qualitativo, observacional, retrospectivo, realizado com o levantamento de prontuário, descrição e discussão de relato de casos com revisão bibliográfica em livros e bancos de dados (PubMed, Scielo).
T.S, feminino, 23 anos, procura clínica de gastroenterologia, apresentando quadro de diarreia crônica de aspecto mucoso após as refeições, associada a dor abdominal e emagrecimento de 14kg em 5 meses. Apresentava histórico de internações recorrentes devido exacerbação do quadro. Trazia consigo videocolonoscopia com biópsia de íleo terminal, que constatou ileíte crônica moderada difusa, em atividade, foco de edema, hemorragia e erosão da mucosa. Diante dos achados histopatológicos iniciou tratamento com sulfassalazina, sem melhora. Frente a falha terapêutica e achados colonoscópicos sugestivos de DC, foi suspenso a Sulfassalazina.
Em retorno com exames solicitados, o hemograma revelou hemoglobina (Hb) de 10g/dL e plaquetas de 489.000/mm3; Proteina C Reativa (PCR) de 3,09 mg/L e o trânsito intestinal com íleo padrão mucoso irregular e calibre reduzido, sugestivo de ileíte regional. Sendo introduzido Azatioprina 100mg/dia, Adalimumabe 40mg a cada 14 dias e Prednisona 40mg/dia. Em consultas subsequentes iniciou o desmame da corticoterapia.
Após 10 meses com terapia imunobiológica, realizou uma nova videocolonoscopia evidenciando remissão total da atividade inflamatória local. Com recuperação do peso de 10kg e melhora do quadro diarreico. O exame de controle, revelou Hb de13,6g/dL e PCR de 0,03mg/L. Suspenso a corticoterapia e Azatioprina, e mantida a Adalimumabe.
A terapia imunobiológica mostra-se eficaz no tratamento da DC, induzindo à remissão endoscópica, clínica e laboratorial da doença. O diagnostico precoce aliada a terapia bem conduzida, causa impacto na qualidade de vida com menor numero de internações, procedimentos cirúrgicos e custos. Levando a recuperação da perda ponderal, diminuição do quadro diarreico, melhora no aspecto psicossocial e prevenção de possíveis exacerbações da patologia
Doença de Crohn; Remissão; Imunobiológica.
Clínica Médica
Isadora Cappellazzo Oliveira Lima, Thayane Castro Peres, Bruno Venna Franco, Talia Pegolaro Martin, Giovana Palopoli Malacrida