Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

DISPLASIA ARRITMOGÊNICA DE VENTRÍCULO DIREITO EM PACIENTE ADULTO HAITIANO: UM RELATO DE CASO.

Fundamentação/Introdução

Médicos fazem importantes observações sobre doenças e tratamentos que gostariam de comunicar à comunidade médica, discutir com colegas ou expor com finalidade de ensino. Deste modo, achou-se necessário apresentar, na forma de Relato de Caso (RC), os dados e história clínica que se segue, já que a displasia arritmogênica de ventrículo direito (DAVD) é causa de 6% das mortes súbitas abaixo dos 65 anos.

Objetivos

Apresentar o RC de paciente adulto, 30 anos de idade, submetido à investigação de dor precordial associada a palpitações e diagnosticado com DAVD, tendo enfoque em seu diagnóstico eletrocardiográfico.

Delineamento e Métodos

RC de paciente que esteve internado em unidade de clínica médica (CM) e que apresentou manifestações clínicas e eletrocardiográficas pertinentes à apresentação ao público acadêmico-científico.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Consiste no RC de S.C., 30 anos, masculino, hipertenso sem tratamento, natural do Haiti e procedente de Itajaí-SC, que compareceu ao pronto socorro do pertinente hospital por quadro de dor precordial. A dor era em aperto, sem irradiação, com piora aos esforços e melhora ao repouso, de início há quatro horas, associada a palpitações e sudorese. Referia aproximadamente quatro a seis episódios prévios semelhantes no último ano, com melhora espontânea. O paciente ainda negava uso de qualquer medicamento, álcool, tabaco ou drogas ilícitas, assim como história familiar de cardiopatia. Exames admissionais revelaram marcadores de necrose miocárdica elevados. Uma radiografia de tórax não demonstrou alterações e um eletrocardiograma (ECG) admissional revelou padrão de taquicardia ventricular, sendo prescrito amiodarona. Novo ECG realizado após a medicação evidenciou com maior clareza a presença de ondas epsilon ao final dos complexos QRS, inversão da onda T nas derivações precordiais direitas e padrão de bloqueio de ramo direito. Em seguimento, foi realizado ecocardiograma e cateterismo cardíaco evidenciando saculações e hipocinesia apical de ventrículo direito, condizente com DAVD. O paciente foi orientado a implantar cardioversor desfibrilador implantável, porém optou por seguir com o uso de amiodarona e realizar acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico definitivo de DAVD necessita de achado histológico de tecido fibrogorduroso, entretanto, devido o caráter invasivo que tal procedimento requer, os achados eletrocardiográficos sugestivos, juntamente com as manifestações clínicas e outros exames complementares fazem-se suficientes para o início do tratamento.

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: Arritmias Cardíacas; Displasia Arritmogênica Ventricular Direita;

Área

Clínica Médica

Autores

Mateus Oliveira de Souza, Lucas Zago Scopel, Priscila Soranzo Zappelini, Vinícius Danieli Scarioti, Gilberto Antônio Tesser Augusto