Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DA ADESÃO ÀS ORIENTAÇÕES DE COLETA DE URINA DE 12 HORAS PARA DOSAGEM DE ANALITOS URINÁRIOS

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A fase pré-analítica dos testes laboratoriais envolve a solicitação do exame, coleta, transporte e preparo do material no setor de análise. Até 75% de não correlação clínica com os resultados dos testes laboratoriais ocorrem por problemas detectados nessa fase. A amostra de urina de 24 h é indicada para quantificação de várias substâncias. Essa coleta é trabalhosa e suscetível a erros. Estudos mostram que até 50% das amostras de urina de 24 h não foram colhidas corretamente. Uma alternativa a coleta de urina de 24 horas é a coleta de urina de 12 horas.

Objetivos

OBJETIVO: Avaliar a adesão às orientações de coleta para urina de 12h noturnas.

Delineamento e Métodos

DELINEAMENTO E MÉTODOS Estudo transversal em 152 voluntários que receberam informações detalhadas para a realização da coleta de urina de 12h noturnas e a primeira urina da manhã. Foram entregues 2 frascos para coleta e a orientação por escrito. A urina noturna deveria ser coletada no frasco 1 e mantida na geladeira. Os participantes foram orientados a deixar um aviso no banheiro para, caso acordassem a noite, lembrar de pegar o frasco na geladeira, acrescentar a urina noturna e anotar o horário da micção. Ao acordar pela manhã, a primeira urina deveria ser colocada no frasco 2. Os dois frascos devidamente identificados deveriam ser entregues ao laboratório. A adequação às orientações de coleta foi checada pela equipe.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

RESULTADOS: Do total de 152 voluntários, 14 (9,2%) não conseguiram realizar a coleta de forma adequada, o principal motivo foi erro na medida do intervalo de tempo.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: Em nosso estudo houve uma adesão de 91,8% dos participantes às orientações para coleta de urina de 12 horas. Esses resultados sugerem que os erros observados na coleta de 12h noturnas são menos frequentes que os descritos para a coleta de urina de 24 h. A coleta de urina cronometrada em 12h noturnas parece ser um procedimento mais simples de explicar ao paciente e envolve menor tempo e esforço na coleta, diminuindo a probabilidade de erros na gestão do laboratório.

Palavras-chave

urina 24h, urina 12h, coleta urina, pre-analítico

Área

Clínica Médica

Autores

Leones José Tolentino, Chams B Maluf, Yuri Vieira Lima Santos, Vanessa Cristina Reis Oliveira, Roberta Carvalho Figueiredo