CAUSAS DE ÓBITO EM PACIENTES HIV POSITIVOS COM HISTOPLASMOSE EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR-BA
A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo Histoplasma capsulatum. Com o advento da AIDS no país, diversos casos foram observados entre os portadores desta síndrome, o que proporcionou um lugar de destaque entre as doenças fúngicas vistas no território brasileiro.
Analisar as causas de óbito em pacientes HIV positivos com diagnóstico de histoplasmose em um hospital de referência no município de Salvador-BA.
Estudo observacional de corte transversal, no qual foram avaliados os prontuários de todos os pacientes portadores de HIV diagnosticados com histoplasmose que foram atendidos em um hospital de referência em Salvador-BA, no ano de 2014. Dos 34 pacientes encontrados, foram selecionados os casos cujo desfecho foi o óbito (n=22), e então identificadas as causas desse desfecho nos pacientes. Os dados obtidos foram sumarizados através da frequência absoluta e relativa.
Foram registrados 22 casos de óbito no ano de 2014, dos quais a principal causa foi por Sepse com 7 casos (31,81%), seguido por Insuficiência Respiratória Aguda com 6 casos (27,27%), Choque Séptico com 3 casos (13,64%) e por Tuberculose Pulmonar com 2 casos (9,1%). As demais causas (Choque hipovolêmico, Histoplasmose e Morte Súbita) representaram apenas 1 caso cada (4,54%).
Dentre as causas de óbito encontradas, a sepse foi a mais frequente, sendo seguida por insuficiência respiratória aguda e choque séptico. Estes achados eram esperados, uma vez que a infecção pelo Histoplasma capsulatum leva à doença disseminada em pacientes imunossuprimidos e apresenta importante comprometimento do aparelho respiratório de forma crônica.
Histoplasmose; HIV; Óbito.
Clínica Médica
LARA SILVA PEREIRA GUIMARÃES, MARINA DE LUCENA PALMA MATOS, RUMY KATAYOSE DE ALMEIDA, REBECCA BRAZ MELO, FERNANDA CORREIA FERREIRA