Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

POLINEUROPATIA DESMIELINIZANTE INFLAMATÓRIA CRÔNICA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica (PDIC) é uma doença rara (1-7/100.000 habitantes por ano) e de etiologia desconhecida presumivelmente auto-imune. Caracterizada por fraqueza muscular progressiva e simétrica que envolve os membros de forma proximal e distal, associada a parestesias, redução ou ausência dos reflexos, dor espontânea e proteinorraquia. Mais frequente durante a quinta e a sexta décadas de vida. O diagnóstico é realizado através de sinais e sintomas clínicos, dos estudos eletrofisiológicos, do exame do líquido cefalorraquidiano e da biópsia do nervo. A importância de excluir outras causas de polineuropatia, como a diabética, é significativa.

Objetivos

Relatar um caso de PDIC mostrando a relevância do diagnóstico diferencial para tratamento efetivo.

Delineamento e Métodos

Estudo descritivo do tipo relato de caso baseado em dados obtidos através da anamnese, exame físico e exames complementares associados a revisão da literatura na base de dados LILACS e SciELO.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

E.M.O., sexo feminino, branca, 55 anos, aposentada, hipertensa crônica e diabética mal controlada, iniciou com um quadro de fraqueza, parestesia e paresia em mãos e membros inferiores, acompanhado de dor, evoluindo com piora progressiva e posteriormente passou a se apresentar também em braços. Decorrido oito meses do início dos sintomas, a paciente queixou-se de parestesia em hemiface esquerda recorrente. O exame físico demonstrou arreflexia em membros superiores e inferiores, paresia, parestesia e hipoestesia simétrica nos mesmos, além de queda plantar. Investigações laboratoriais excluíram outras causas autoimunes e metabólicas, e o Diabetes Mellitus (DM) permaneceu com controle glicêmico ruim. Feito Eletroneuromiografia de face e membros que sugeriu a investigação de PDIC. Foi realizado punção lombar, que evidenciou altos níveis de proteínas (116,5mg/dL) e baixa celularidade, fechando o diagnóstico e colocando o DM como causa secundaria de polineuropatia nesta paciente. Foi iniciado o tratamento com imunoglobulina humana até a data de finalização deste relato de caso.

Conclusões/Considerações Finais

A PDIC é uma entidade nosológica insidiosa com evolução rápida quando comparada a outras doenças causadoras de polineuropatia. O diagnóstico diferencial destas deve ser feito o mais precoce possível afim de se confirmar ou não a enfermidade, uma vez que o tratamento é feito de forma distinta e a doença pode levar a seqüelas definitivas se não tratada adequadamente.

Palavras-chave

POLINEUROPATIA DESMIELINIZANTE INFLAMATÓRIA CRÔNICA

Área

Clínica Médica

Autores

Marília Fernanda Santos Cardoso, Mônica Carvalho Oliveira , Arthur Borges Martins Souza, Thales Barcelos Souza