PERFIL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A AMPUTAÇÃO DE MEMBROS INFERIORES NO HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
A amputação é sempre um processo agressivo, pois na maioria dos casos interfere não só no plano físico, mas também no psíquico. Além disso, também é um problema de saúde pública e requer uma abordagem multidisciplinar.
Traçar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes submetidos à amputação de membro inferior no Hospital Nossa Senhora da Conceição no período entre 01 de janeiro de 2009 e 31 de dezembro de 2013.
Estudo observacional, analítico, do tipo transversal. A coleta dos dados foi realizada através da revisão dos prontuários do HNSC, dos quais foram analisadas variáveis como sexo, idade, raça, profissão, estado civil, escolaridade, causa, número e nível da amputação referente aos pacientes estudados.
Dos 250 casos analisados, 57,2% eram homens, a média de idade dos pacientes foi de 67,29 anos, tendo 68% completado apenas o ensino fundamental, sendo 42,4% da amostra aposentados. Quanto a raça, 94,8% eram caucasianos, 37,2% dos indivíduos eram casados e 30,4% da população estudada procedia de Tubarão – SC. A etiologia vascular despontou com 59,2% dos avaliados, enquanto que o Diabetes Mellitus foi a segunda principal causa com 22,8%, sendo a tumoral a menos comum com apenas 0,8% dos casos. O nível da amputação mais prevalente foi o transfemoral. A respeito das comorbidades associadas, a mais frequente foi a angiopatia, seguida de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e cardiopatia.
O perfil destes pacientes é composto na sua maioria por indivíduos caucasianos, de gênero masculino, aposentados, de baixa escolaridade, procedentes da cidade de Tubarão SC, possuindo média de idade de 69,27 anos, com maior prevalência de amputações no nível transfemoral de etiologia vascular.
Amputação; causa; membros inferiores.
Clínica Médica
Tamara Gonçalves da Rosa, Matheus Bett Neto, Thaís Furtat Marques, Laís Soares Boing, Reginaldo Boppre