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13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

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Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Análise estatística sobre presença de aulas práticas e métodologia pedagógica aplicada em estudo da reanimação cardiorrespiratória em curso de medicina

Fundamentação/Introdução

O conhecimento das manobras de ressucitação cardiopulmonar (RCP) é imprescindível a todo profissional de saúde, independentemente da sua área de atuação, sendo o ensino destas um dos elementos essenciais para a tradução das diretrizes para a prática clínica de maneira eficaz. No entanto, o que vários estudos demonstram é o desconhecimento e a falta de preparo dos profissionais e acadêmicos de saúde acerca do assunto.

Objetivos

Avaliar a oportunidade de aprendizado dos graduandos do curso de medicina nos campi de uma Universidade Federal no atendimento à PCR.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal de caráter descritivo com abordagem quantitativa das variáveis. A população de estudo corresponde aos acadêmicos do curso de medicina nos campi da Universidade em todos os semestres da graduação (total de 12 semestres, com 514 acadêmicos), por meio de um questionário autoexplicativo como instrumento de coleta de dados.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Obteve-se, quando questionados em relação ao tipo de aula ministrada, no grupo dos não-internos, 208 (70,5%) que tiveram aulas práticas, e 87 (29,5%) que não; no grupo dos internos, 96 (90,6%) tiveram aulas práticas e 10 (9,4%) não. Foi visto que o percentual de internos que tiveram aulas práticas foi maior que os não-internos (p<0,001). Por sua vez, quando questionados sobre os métodos pedagógicos que foram utilizados nas aulas, entre o grupo dos não-internos, 162 (54,9%) os julgaram como satisfatórios, e 133 (45,1%) como não satisfatórios; enquanto que no grupo dos internos 77 (72,6%) julgaram como satisfatórios, e 29 (27,4%) como não satisfatórios. A maioria dos alunos (239/401) julgaram os métodos pedagógicos como satisfatórios, o que corresponde a 59,6%, e este percentual foi maior no grupo dos internos (p=0,001).

Conclusões/Considerações Finais

Os graduandos de medicina da instituição identificam falhas no seu conhecimento das atuais diretrizes de ressuscitação da American Heart Association, e essa sensação diminui à medida em que se avança no curso. Desta forma, sugerimos que devam ser implementadas medidas para melhorar a formação de RCP na graduação como: incentivo à leitura de textos, artigos e diretrizes a respeito de PCR/RCP, bem como a realização de práticas, como preconiza o American College of Emergency Physicians.

Palavras-chave

RCP, PCR, prática, conhecimento, método

Área

Clínica Médica

Autores

joão Gabriel Lima Dantas, Luiza Neves de Santana Teles, Alan Jones do Espírito Santo Barbosa, Fábio Santos Alves, Rosana Cipolotti