Síndrome de Mirizzi: Relato de Caso
A Síndrome de Mirizzi é uma rara complicação decorrente da colelitíase. É importante detectá-la precocemente devido ao alto risco de lesões do ducto biliar durante o procedimento cirúrgico. Todavia, o diagnóstico pré-operatório pode se tornar difícil devido a sua apresentação clínica inespecífica, extremamente semelhante a um quadro de colelitíase sem complicações.
Relatar caso clínico de paciente com Síndrome de Mirizzi.
Relato de caso
JLM, masculino, 59 anos, internado por dor esporádica em hemitórax direito e prurido intenso associado à icterícia, hipertensão arterial sistêmica, diabetes melitus, infarto agudo do miocárdico e cirurgia de revascularização miocárdica há 3 anos. Durante o exame clínico paciente apresentou sinal de Murphy negativo e relatou emagrecimento de 5 kg nos últimos 3 meses. No decorrer da investigação foi constatada Síndrome de Mirizzi através de ultrassonografia de abdômen total e ressonância magnética de vias Biliares. Havia associação com coledocolitíase, dilatação de vias biliares intra-hepáticas, acolia fecal, além de bilirrubinas, Fosfatase Alcalina e Gama GT elevadas. Paciente evoluiu bem após ser submetido à colecistectomia com coledocotomia e colocação de dreno de Kehr.
A Síndrome de Mirizzi, mesmo rara e de difícil detecção, tem no seu diagnóstico precoce a melhor forma de proporcionar um bom prognóstico para o paciente.
Síndrome de Mirizzi, Icterícia obstrutiva, coledocolitíase.
Clínica Médica
Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Maíra Scheibler, Camila Soares Duarte, Jaime Cesar Gelosa Souza