Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Fatores de risco associados à doença renal crônica em pacientes internados na clínica médica de um hospital estadual no Rio de Janeiro-RJ, Brasil.

Fundamentação/Introdução

A doença renal crônica (DRC) é um importante problema de saúde publica mundial, sendo sua principal causa o diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS). Os dados sobre a doença e comorbidades associadas são escassos na população brasileira.

Objetivos

Identificar os fatores de risco associados à doença renal crônica (DRC), prevalência da associação de diabetes mellitus (DM) e: hipertensão arterial sistêmica (HAS), o uso de anti-inflamatórios não-esteroidais (AINES), o tempo de internação

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo, observacional, quantitativo onde foram revisados através de ficha padronizada em pacientes que foram classificados com CID N18 durante a internação na CM no período de 2010 à 2015. Os pacientes foram selecionados aleatoriamente. Os dados foram analisados por estatística descritiva.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Foram selecionados 140 pacientes, sendo 46% mulheres e 54% homens. A média de idade foi 59 ± 17 anos. A média da creatinina na internação foi 9,1 ± 3,3 mg/dL, de ureia foi 181 ± 89 mg/dL. O DM foi encontrado em 6% dos pacientes e HAS em 39% dos pacientes. A presença destas duas comorbidades ocorreu em 24%. O uso de AINES foi observado em 4% dos pacientes, não sendo informado em 70% dos prontuários revisados. A média do tempo de internação foi de 33 ± 27 dias.

Conclusões/Considerações Finais

Como na literatura nacional, a prevalência de DM na IRC gira em torno de 30% (6% DM E 24% DM associado à HAS) na nossa amostra. A HAS figura entre as principais causas de IRC, principalmente quando associado ao DM. Ressaltamos a ausência do relato do uso de AINE na maioria dos prontuários, apesar de ser uma importante causa de agudização de IRC na faixa etária da nossa população. A internação prolongada destes pacientes é um grave problema pois acarreta altos custos ao sistema de saúde, além de importante morbidade aos pacientes.

Palavras-chave

Insuficiência renal cronica, Fatores associados. Doença renal Crônica

Área

Clínica Médica

Autores

Fernanda MORETTI SANTOS, DANIELLA ARAÚJO CAVALCANTI, DEBORA ROCHA MOURA RODRGUES AGUIAR, LILIAN CARVALHO BRANCO REIS, CAROLINA MATTOS SANTOS