UTILIZAÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS NO ENSINO DA ANATOMIA APLICADA AO PLANEJAMENTO CIRÚRGICO
Historicamente, a Anatomia é um dos pilares da educação médica e a sua importância na graduação e pós-graduação permanece indiscutível. No século passado, os recursos didáticos da anatomia eram baseados na dissecção e aulas expositivas. Recentemente, reformas curriculares resultaram em redução do tempo atribuído para o ensino da anatomia nos cursos de graduação e o estudo da anatomia topográfica estrutural em aulas de dissecação tem sido substituído por uma variedade de recursos didáticos, incluindo aprendizagem baseada em problemas, modelos plásticos e programas computacionais. Além disso, a utilização de cadáveres está cercado de preocupações éticas e práticas, como disponibilidade e conservação. Modelos computacionais e imagens bidimensionais podem ser considerados recursos de apoio para o estudo de anatomia, no entanto, a informação tridimensional (3D) desempenha um papel importante na educação médica. A observação das relações espaciais complexas em 3D requer um profundo entendimento da anatomia e capacidade de visualização.
Partindo do princípio que a impressão tridimensional tem valor didático para o ensino da Anatomia, a proposta deste trabalho é criar modelos de imagens anatômicas de prototipagem rápida (PR) no Núcleo de Engenharia Simultânea da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em parceria com o “CEIA – Centro de Imagens de Anatomia” da Universidade Federa do Paraná.
De maneira experimental será obtida uma sequência de imagens bidimensionais que serão convertidos em um arquivo de estereolitografia (STL) que por sua vez, será interpretado pelo software da máquina de PR. Após este processo, o protótipo será gerado utilizando-se um polímero plástico. O modelo produzido será avaliado quanto à representação fidedigna de detalhes anatômicos observados em uma estrutura anatômica natural.
A criação de material sintético para complementação do ensino da Anatomia proporcionará um entendimento mais prático e fidedigno das estruturas anatômicas estudadas.
A produção de material sintético pelo uso da impressão 3D é uma alternativa didática inovadora e interativa capaz de motivar os estudantes e profissionais da área da saúde em buscar conhecimentos sobre estruturas anatômicas com o objetivo de criar novos modelos tridimensionais e criar mecanismos para o planejamento cirúrgico, principalmente de estruturas ósseas.
impressão 3D; anatomia; ensino; modelos tridimensionais
Clínica Médica
Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Paraná - Brasil
Silvio Gomes Bettega, Marco Antonio Faccio, Ana Luísa Bettega, Heraldo Mello Neto, Maria Fernanda Torres